Os usuários do Facebook podem não estar sendo beneficiados em vagas de empregos para os quais são qualificados porque as ferramentas da empresa podem direcionar anúncios desproporcionalmente para um determinado gênero “indo além do que pode ser legalmente justificado”, disseram pesquisadores universitários em um estudo publicado na sexta-feira (9).
De acordo com o estudo, em um dos três exemplos que geraram resultados semelhantes, o Facebook direcionou um anúncio de trabalho de entrega da Instacart para um público muito feminino e um anúncio de trabalho de entrega da Domino’s Pizza para um público muito masculino.
A Instacart tem em sua maioria motoristas do sexo feminino e a Domino’s em sua maioria homens, segundo o estudo de pesquisadores da University of Southern California.
Em contraste, o LinkedIn da Microsoft Corp exibiu os anúncios de trabalhos de entrega na Domino’s para aproximadamente a mesma proporção de mulheres que exibiu o anúncio da Instacart.
“A entrega de anúncios do Facebook pode resultar em distorções na entrega de anúncios de emprego por gênero, além do que pode ser legalmente justificado por possíveis diferenças nas qualificações”, disse o estudo. A descoberta reforça o argumento de que os algoritmos do Facebook podem estar violando as leis antidiscriminação dos EUA, acrescentou.
O porta-voz do Facebook Joe Osborne disse que a empresa é responsável por “muitos sinais para tentar servir às pessoas anúncios nos quais elas estarão mais interessadas, mas entendemos as preocupações levantadas no relatório”.
fonte: Reuters
Da redação