sexta-feira,22 novembro, 2024

Águas Cuiabá: conheça a empresa que realiza o tratamento da água na capital

Pertencente ao grupo Iguá, a Águas Cuiabá se instalou na capital em 2017 e desde então vem realizando todo o ciclo de saneamento básico na cidade. Atendendo todo perímetro urbano de Cuiabá, a empresa presta serviços públicos por meio de contratos de concessão que tem como objetivo o abastecimento, distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

O diretor da empresa, William Figueiredo, explica que estão distribuídas 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) pela cidade. Dentre essas estações, podemos destacar a ETE Lipa, uma estação de tratamento de esgoto com diversos recursos tecnológicos. Por ser uma estação compacta, não foi preciso ser feita uma grande retirada de vegetação para implantá-la, além de ser totalmente automatizada sem a necessidade de um operador. Inaugurada no dia 28 de abril a unidade Lipa atende, no momento, até 70 mil pessoas em 35 bairros.

A Águas Cuiabá se denomina como uma empresa ESG, segundo o diretor, isso significa que ela se importa com causas voltadas para sustentabilidade, preservação do meio ambiente e com o bem-estar da sociedade como um todo.

“Ser uma empresa ESG trata-se do que nós, enquanto companhia, estamos fazendo para melhorar o futuro do país. Buscamos realizar ações práticas que poluam menos o meio ambiente, como por exemplo a substituição de gasolina por etanol para toda a nossa frota e a utilização de energia com fontes renováveis”, relata William.

Diretor da Águas Cuiabá, William Figueiredo. Foto: Rebeca Paes

O diretor explica que para que seja mantido um abastecimento de água pleno durante anos é preciso que os rios Cuiabá e Coxipó sejam preservados.

“O mesmo manancial que nós captamos a água é o mesmo que nós devolvemos ao afluente. Se pretendemos pegar água nos rios Cuiabá ou Coxipó eu tenho que, no mínimo, tratar o esgoto, todo esgoto que coletamos em Cuiabá nós tratamos e devolvemos para o rio em boas condições”, relata William.

Pensando em fazer com que essas informações sejam difundidas, a empresa vem promovendo programas que trabalham essas questões com a população local.

Por meio do programa “Você no saneamento”, a Águas Cuiabá realiza tours com grupos de pessoas, inclusive da imprensa, para conhecer alguma das unidades de tratamento de água e entender como esse processo é feito.

“Uma coisa é você falar sobre tratamento de esgoto, outra coisa totalmente diferente é você ver. Quando você leva a sociedade para dentro da unidade de tratamento ela entende a complexidade que existe por trás desse processo”, diz o diretor.

Outro projeto realizado pela empresa é o “Local de Entrega Voluntária de Óleo (Levo)”. O Levo promove a destinação correta do óleo de cozinha. Por meio dele, cada escola municipal recebe um tambor onde é recolhido o óleo de cozinha e em seguida devidamente descartado. Todo lucro adquirido a cada litro de óleo arrecadado retorna para as escolas.

A coleta seletiva de óleo de cozinha é obrigatória na capital, pois ele pode contaminar a água dos rios e obstruir as tubulações. A lei nº 6.475, aprovada em 2020, estabelece que creches e escolas do município de Cuiabá separem todo o óleo de cozinha utilizado em recipientes fechados e sejam destinados a organizações não-governamentais, associações ou cooperativas licenciadas para o tratamento deste material.

William reforça sobre a importância da preservação dos rios e de como a água é um fator primordial para o desenvolvimento sustentável. De acordo com ele, o objetivo da empresa é atender toda a população com água 24h por dia, com qualidade e pressão, coletar todo esgoto gerado em cada residência, tratar e devolver para o rio.

A deficiência no saneamento básico está diretamente relacionada a doenças vinculadas a água. Segundo o diretor, em 2017 Cuiabá possuía mais de14 internações a cada 10 mil habitantes e hoje está com 1 internação a cada 10 mil habitantes. Ele explica que o indicador mudou porque o saneamento está acontecendo de maneira eficaz.

“Hoje nós estamos com mais de 79% de coleta de esgoto e o nosso objetivo é chegar em 2024 com 91%”, afirma William.

A Águas Cuiabá é uma empresa equipada com recursos tecnológicos de altíssima qualidade. Além de estações automatizadas, a unidade do Carumbé possui um painel de controle onde é possível observar o que está acontecendo em cada uma das demais unidades, sejam elas de coleta de esgoto, estação de tratamento ou reservatório de água.

Com o auxílio desse sistema supervisório é possível ligar e desligar bombas, controlar o volume de água, saber quando uma rede quebrou, saber se o reservatório está cheio ou vazio e dar comandos em geral.

William finaliza dizendo que: “Hoje, a nossa capital tem disponível o mesmo controle de países como Inglaterra e Estados Unidos.  Tudo aquilo que tem de bom para o saneamento básico existe em Cuiabá”.

Por: Victória Oliveira.

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados