A Grão Direto, maior plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas na América Latina, anuncia a conquista de duas certificações relevantes para sua atuação, as primeiras desse tipo. Trata-se da ISO 27001, que diz respeito à Gestão de Segurança da Informação, e a ISO 27701, focada em Gestão de Privacidade de Dados. Toda organização, independentemente de seu porte ou setor de atuação, tem algum tipo de informação que precisa proteger. Diante disso, mais do que garantir um nível adequado de proteção para esses dados, estar em dia com a norma gera impactos secundários, como acesso a novos mercados e vantagem competitiva, que são de extrema importância para os negócios. No Brasil, há 165 empresas com o selo, de acordo com órgão responsável pela auditoria que confere a certificação. No agronegócio, o número é ainda menor. Para uma startup, a conquista é mais significativa, pois estar em conformidade demanda alto custo de investimento e longo tempo para planejamento e implantação de infraestrutura.
Entre os requisitos necessários para adquirir essa certificação, e cumpridos integralmente pela Grão Direto, estão um conjunto de controles e processos para garantir a alta segurança de dados da empresa e públicos com o qual se relaciona, incluindo clientes. Isto inclui identificar e estabelecer as políticas e objetivos internos de segurança da informação; realização de avaliação de riscos; análise dos resultados obtidos e ainda, investir na contínua melhoria a partir da obtenção da certificação, garantindo que a organização esteja em constante monitoramento, uma vez que passará por revisões anuais.
“A implementação da ISO 27001 busca garantir um elevado compromisso com a proteção da informação, que é uma das principais preocupações da atualidade, fornecendo às organizações um modelo de melhores práticas acerca da confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados essenciais aos negócios. Já em relação à ISO 27701, mostramos para nossos clientes, fornecedores e colaboradores, que temos a devida preocupação com os dados e informações deles, além de demonstrar a conformidade com os regulamentos de privacidade mais criteriosos, estabelecidos em todo o mundo”, comenta Frederico Marques, CTO e cofundador da Grão Direto.
Há inúmeros benefícios em atuar com os novos selos, entre os principais estão a demonstração de compromisso com a segurança da informação, aumento do grau de confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação corporativa. Ademais, realização de investimentos mais eficientes e orientados ao risco, identificação e endereçamento de forma contínua de melhorias que podem impactar diretamente na operação, inclusive do ponto de vista comercial, uma vez que aumenta a confiança e credibilidade frente aos clientes e parceiros, além de aperfeiçoar os mecanismos de gerenciamento da companhia como um todo.
Em todo o mundo, a ISO 27001 é reconhecida por especialistas como a melhor prática internacional quando o assunto é gestão de segurança da informação, especialmente na luta contra os crimes cibernéticos. Entre as principais vantagens comerciais de quem opera sob essa chancela, está o fato de que as corporações mais criteriosas têm exigido, ao fecharem o contrato, que as empresas tenham a certificação, já que demonstram mais confiança no tratamento e compromisso com a proteção das informações sensíveis, tratando cada caso de acordo com os mais elevados padrões de gestão. “Por ser uma boa prática de mercado, globalmente, em linha com os hábitos mais atuais de toda sociedade, no âmbito de negócios, essa conquista pode ser vista como diferencial para a decisão final de um cliente em uma concorrência, por exemplo”, explica Marques.
Contudo, não termina aqui. A Grão Direto, antenada com o futuro e dedicada em oferecer sempre os melhores serviços, sempre com transparência e responsabilidade, pretende buscar a certificação ISO 9001, relacionada à gestão da qualidade para organizações, e que objetiva assegurar maior qualidade na entrega de produtos ou serviços, tendo como foco principal a gestão estratégica da empresa.
Fonte: Loures
Por: Portal do Agronegócio