O nome é referência de uma das atividades econômicas que mais destaca o estado de Mato Grosso: a Agrotech, equipe de robótica da modalidade FRC do Senai de Várzea Grande, tem o agronegócio como sua principal inspiração. O robô Safra V, robô que também faz referência ao agro, já está em fase final de montagem para participação no Festival Sesi de Educação, que acontece entre os dias 12 e 15 de março, que será realizado em Brasília (DF).
Talvez seja o agronegócio mato-grossense, campeão de produção de diversas commodities, que motivou a equipe várzea-grandense a conquistar o primeiro lugar na Off-Season 2024, que ocorreu durante o Festival de Robótica Educacional, realizado em Cuiabá, em agosto do ano passado. Na ocasião, a Agrotech recebeu o prêmio de excelência em engenharia em reconhecimento ao Safra IV, robô que foi montado para a competição.
Com uma extensa rotina de treinos, os alunos vislumbram uma temporada cheia de emoções, com participação não só na competição de Brasília, mas também da etapa regional em São Paulo (SP), que acontece de 20 a 23 de março, com apenas uma semana de intervalo entre as competições. Com os dois desafios, a Agrotech mira em um alvo ainda maior: o mundial, que acontece em Houston (EUA), em abril.
“Os alunos estão super empolgados e ansiosos para começar a competir. Estão aprendendo bastante com todo o processo, sempre se divertindo. Nossa equipe deseja manter o título de campeão e classificar para o Mundial em Houston”, contou o mentor de Projetos Mecânicos da equipe, José Marcelo Lima.
A experiência, essa equipe têm de sobra: foi criada em 2023 e já participou de diversas competições. A equipe é composta por alunos da rede pública estadual, que integram o Novo Ensino Médio, por meio da parceria entre o a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Senai Mato Grosso, além de alunos do Sesi Escola Várzea Grande.
São nove alunos de quatro escolas, entre públicas e particular: Álvaro Rodrigues (Sesi Escola), Daniel Carlos (Escola Estadual Júlio Muller), Daniel Ribeiro (Escola Estadual Maria Leite Marcoski), Hadassa Franco (Sesi Escola), Lyzandro Da Silva (Sesi Escola), Mayk Alves (Escola Estadual Maria Leite Marcoski), Miguel Lemos (Escola Estadual Júlio Muller), Rubem Inocêncio (Escola Militar Tiradentes) e Victor Hugo Alves (Escola Estadual Maria Leite Marcoski).

Esse time recebe o reforço de uma equipe cuidadosamente escolhida para mentorar e acompanhar a jornada destes jovens nos desafios propostas pela robótica educacional. Além do mentor José Marcelo, a equipe também conta com o mentor de Montagem Mecânica, Willian Pacheco, os mentores de Programação, Lucas Queiroz e Hyagon Tiegs e do psicólogo, Cleiton Martins.
FIRST Robotics Competition (FRC)
A FIRST Robotics Competition (FRC) é uma modalidade das competições de robótica, onde os alunos competem com robôs de tamanho industrial cumprindo diversos desafios propostos. Nesta temporada, o desafio se chama REEFSCAPE, que é inspirado nos oceanos.
As equipes competidoras formam alianças e terão bolas e cilindros, que representam algas e corais. A ideia são as alianças coletarem algas, colocarem corais nos recifes e subirem à superfície do oceano em um determinado tempo.
Por Julia Oviedo, Senai MT