Previsão para 2023 é faturar acima de R$ 6 bi, já com a incorporação da empresa Nativa Agronegócios
A Agro Amazônia – empresa subsidiária da Sumitomo Corporation e líder na distribuição de insumos agropecuários no Brasil – divulgou os resultados financeiros do ciclo passado e compartilhou suas perspectivas para o novo ciclo. O Presidente/CEO da empresa, Roberto Motta, destaca as conquistas, os desafios enfrentados e os planos estratégicos para garantir o crescimento contínuo da organização.
No Fiscal Year 2022 (01 de abril de 2022 a 31 de março de 2023), a Agro Amazônia alcançou um marco significativo em sua história, registrando o melhor desempenho em seus 40 anos de existência.
Durante o mesmo período, a Agro Amazônia adquiriu a Nativa Agronegócios, uma empresa com oito lojas, uma fábrica de fertilizantes e uma estação experimental. A Nativa registrou um faturamento de R$ 634 milhões. Considerando as duas empresas em conjunto, o faturamento combinado alcançou R$ 5,6 bi.
“Olhando para o futuro, a Agro Amazônia projeta um faturamento conjunto de R$ 6,3 bi para o Fiscal Year 2023. Essas previsões refletem a confiança da empresa em sua capacidade de se adaptar a um mercado competitivo e em seu compromisso contínuo de fornecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes”, prevê o Presidente/CEO.
Desafios para o futuro
Durante o ciclo passado, a Agro Amazônia conquistou marcos significativos em seu crescimento e avanço, como a abertura de seis filiais, a contratação e treinamento de novos colaboradores, a ampliação da lista de fornecedores e clientes, além da introdução de novos produtos e serviços.
“Ultrapassamos a marca de 1.200 colaboradores e mesmo com um cenário ainda desafiador para o agronegócio, continuamos contratando e investindo nos processos internos, gestão de pessoas e qualificação da equipe”.
Em relação aos planos para o novo ciclo, vale destacar a importância de superar os obstáculos enfrentados pelo setor, como a queda nos preços do boi, soja, milho e algodão, além da redução dos preços dos insumos agrícolas, como fertilizantes e agroquímicos, fazendo com que a empresa precise vender um volume maior desses insumos para poder atingir suas metas em reais.
“A Agro Amazônia está comprometida em incentivar seus clientes a investirem em tecnologia e produtividade, pois temos certeza que com esse cenário de mercado, a produtividade passa a ser ainda mais importante. Acreditamos que a alta produtividade pode compensar a queda dos preços”, destaca.
A empresa planeja expandir suas operações, aumentar o investimento, aprimorar a eficiência e fortalecer sua equipe por meio da contratação de mais de 80 novos colaboradores ainda neste ano.
O executivo também ressaltou a importância da longevidade da Agro Amazônia em seu aniversário de 40 anos. Ele atribuiu o sucesso contínuo da empresa à paixão, dedicação, engajamento, motivação e foco no cliente, além de uma filosofia sustentável e uma gestão eficiente. “A empresa adotou práticas de governança corporativa e, desde a aquisição pela Sumitomo Corporation há oito anos, obteve resultados notáveis. A parceria com a Sumitomo trouxe melhorias na gestão, na área financeira e no planejamento, além de fortalecer a presença da empresa no mercado”, finaliza.
Fonte: Make Buzz Comunicação