O levantamento focado na bovinocultura de corte traz panorama mais amplo sobre desafios e oportunidades para o setor

Com o foco de apresentar mais tecnologias e inovações ao pecuaristas mato-grossenses da bovinocultura de corte, o Instituto AgriHub, lança nesta quinta-feira, às 18h30, o relatório do Sementes da Inovação – Edição Pecuária, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
O encontro, que também será transmitido via Youtube, será realizado na sede do AgriHub, localizado no prédio do Sistema Famato. Os convidados poderão retirar seus ingressos via Sympla para confirmar participação.
Na quarta edição do projeto, a equipe de Inteligência e Novos Negócios, liderada por Laís Oliveira, considerou os desafios críticos enfrentados pelos pecuaristas no campo. O objetivo em delimitar os esforços para um segmento específico é impulsionar a adoção de tecnologias no setor por meio da conexão entre startups, produtores rurais e especialistas do mercado.
O estudo oferece aos produtores rurais a oportunidade de obter uma visão mais estratégica do seu negócio, identificando os pontos que mais agregam valor e destacando as questões mais urgentes a serem resolvidas no setor.
Durante o evento, AgriHub e Acrimat apresentarão o relatório final do estudo e os detalhes do projeto, compartilhando os principais resultados alcançados para divulgar as informações obtidas ao longo do processo.
Os desafios levantados serão transformados em oportunidades a partir do que cada startup apresentar como solução ao produtor rural. Auxiliando assim, a cadeia da pecuária de corte melhorando seus resultados no mercado brasileiro e internacional.
Dentre as dificuldades que tiveram mais citações pelos pecuaristas, estão: a falta de mão de obra qualificada, monitoramento da ingestão de ração ou pasto, gestão operacional, controle de dados zootécnicos e identificação individual de animais.
Ao todo, 09 startups foram selecionadas para solucionar os desafios elencados como prioritários na edição pecuária. São elas: AGRIX; AGTRACE; B4A; GERENSIA; GERENTE DE PASTO; GRAZING; JÁ ENTENDI AGRO; REDSOFT; @TECH.
Além de integrar conhecimento, tecnologia e colaboração, o Instituto não apenas promove a inovação, mas constrói uma rede de confiança e aprendizado contínuo, fortalecendo a autonomia do produtor e ampliando as possibilidades de crescimento sustentável no setor agropecuário da bovinocultura de corte mato-grossense.
Com isso, o programa se consolida como uma plataforma estratégica de conexão de soluções tecnológicas com o campo, promovendo não apenas a inovação prática, mas também, o fortalecimento de um ecossistema colaborativo entre as startups, o Sistema Famato, a Acrimat e os produtores rurais, que poderão testar as tecnologias em situações reais.
Data: 15/05/2025
Horário: 18h30 de Cuiabá
Local: AgriHub e YouTube
Ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-relatorio-sementes-da-inovacao-edicao-pecuaria/2940295
Por: Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub