Inteligência Artificial generativa – aquela presente no ChatGPTMidjourney ou no Bard do Google –, embora ainda seja a mais conhecida e comentada por empresas e usuários, não é mais a última palavra quando se pensa em IA. O posto agora é ocupado pela Agentic AI, uma evolução da Inteligência Artificial com capacidade de tomar decisões e realizar ações específicas para atingir um objetivo pré-determinado com mínima ou nenhuma intervenção humana.

De acordo com a consultoria Gartner, no relatório The 2025 Gartner Top Strategic Technology Trends, a Agentic AI tem potencial de melhorar a Inteligência Artificial atual, até 2028 é possível que ela esteja presente em 33% dos softwares corporativos. Hoje está apenas em 1% deles.  

O melhor é que isso pode levar o mercado a um novo nível de eficiência e produtividade, mudando a forma como as empresas operam, interagem com clientes e criam valor para ganhar espaço em um mundo cada vez mais disputado.

“Ao automatizar tarefas de rotina e fornecer insights inteligentes, a Agentic AI pode ajudar as organizações a economizar tempo, reduzir custos e melhorar a produtividade geral. Além disso, as organizações que adotam um sistema de Agentic AI podem obter uma vantagem competitiva alavancando suas capacidades para inovar e aprimorar suas operações comerciais”, afirma um estudo deste ano da PwC sobre a tecnologia chamado Agentic AI – the new frontier in GenAI.

Mas o que é exatamente a Agentic AI?   

Na realidade, a Agentic AI não é uma nova tecnologia mas, literalmente, de uma evolução dos sistemas baseados em regras simples e aprendizado de máquina (Machine Learning), que passaram por etapas que integraram capacidades de aprendizado autônomo e interações multimodais.

No princípio, os sistemas de Inteligência Artificial eram limitados a executar tarefas específicas e predefinidas, com base em algoritmos fixos. Com o avanço da capacidade computacional e o desenvolvimento de técnicas como processamento de linguagem natural e aprendizado por reforço, foi possível criar agentes mais sofisticados, capazes de compreender e integrar informações de diversas fontes, como texto, imagens e áudio e simular o raciocínio humano para tomar decisões autônomas em tempo real.

A Agentic AI é a combinação de todas essas capacidades, com esses agentes multimodais colaborando entre si para resolver problemas complexos, otimizando processos e interações de forma dinâmica e escalável. E como está em constante evolução, essa IA avançada não apenas executa tarefas, mas também aprende continuamente com o ambiente em que está inserida, ajustando estratégias e aprimorando seu desempenho ao longo do tempo.

O que essa tecnologia pode fazer   

De um modo geral, a integração de sistemas de Agentic AI podem automatizar fluxos de trabalho complexos em um nível superior aos sistemas de Inteligência Artificial conhecidos até então. Segundo a PwC, sua utilização traz grandes vantagens em três pontos em especial:

Aumento da eficiência e da produtividade

Como automatiza tarefas e processos rotineiros e repetitivos, a Agentic AI pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade das organizações. Isso significa não só processos executados com resultados mais rápidos e precisos, mas também que a liberação dos colaboradores, que podem se concentrar em atividades estratégicas e criativas.

Aprimoramento das tomada de decisão

Por conseguir analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e precisa, a Agentic AI pode fornecer insights preciosos para os gestores, tornando todos os processos decisórios mais rápidos e embasados. “No setor financeiro, a IA pode analisar dados do mercado para prever tendências, informar estratégias de investimento e aumentar o seu ROI. No varejo, ela pode agilizar o gerenciamento de estoque ao prever a demanda e otimizar os níveis de estoque”, traz o estudo como exemplo.

Melhora na experiência do cliente

Ao utilizar Agentic AI, as empresas podem promover experiências ainda mais personalizadas e responsivas ao clienteAssistentes virtuais e chatbots operados por IA, por exemplo, são capazes de realizar suportes instantâneos, tirando dúvidas, resolvendo problemas ou até mesmo recomendando produtos com base nas preferências e histórico de navegação do cliente em uma plataforma. Essa agilidade, aponta a PwC, tende a melhorar os níveis de satisfação do cliente, aumentar a fidelidade e impulsionar vendas.  

Segundo o relatório The 2025 Gartner Top Strategic Technology Trends, até 2028, pelo menos 15% das decisões de trabalho do dia a dia poderão vir a ser tomadas de forma autônoma por algum sistema de Agentic AI.

Quem já está usando a Inteligência Artificial   

A Agentic AI já está sendo utilizada com sucesso por empresas de diversos setores no mundo todo, de acordo com o estudo Agentic AI – the new frontier in GenAI, que traz alguns exemplos relevantes.

O grupo alemão Siemens implementou modelos da tecnologia para prever falhas em maquinários através do uso de diversos sensores cujos dados são analisados em tempo real, economizando 20% em custos de manutenção e aumentando em 15% o tempo de atividade da produção. A Mayo Clinic, nos Estados Unidos, usa sistemas multimodais para avaliar dados do histórico médico dos pacientes com imagens de exames realizados, reduzindo o tempo de diagnóstico em 30% e reduzindo em 15% os custos com procedimentos desnecessários.

No setor financeiro, o grupo norte-americano J.P. Morgan economiza por ano 360 mil horas de trabalho manual de revisão de documentos graças à Inteligência Artificial. Os sistemas utilizados pela instituição são capazes de analisar documentos legais em apenas alguns segundos, interpretando até a mais complexa linguagem jurídica, além de processar dados em imagens e tabelas, um trabalho que seria extremamente difícil e demorado para humanos.

Já no varejo, a Amazon faz o uso de modelos de IA multimodais para analisar o comportamento de navegação, histórico de compras e até mesmo preferências visuais dos consumidores que utilizam sua plataforma. A prática aumentou em 35% as vendas feitas através de recomendações personalizadas e pedidos fechados com apenas um clique.

No setor governamental, Singapura é um exemplo. A administração da cidade-Estado asiática usa Inteligência Artificial para gerenciar o fluxo de tráfego, o consumo de energia e manter a segurança pública através do processamento – em tempo real – de dados obtidos por sensores e outros e mecanismos de feedback que podem ser acionados pelos cidadãos. A economia da gestão pública após a adoção da tecnologia foi de 25%.

Adotar a Agentic AI é o caminho a seguir     

O estudo da PwC é enfático ao destacar a importância da Agentic AI para o futuro das empresas. “À medida que os sistemas de Agentic AI se tornam mais integrados, eles vão redefinir a forma como trabalhamos, expandindo os limites do que é possível e permitindo um mundo mais inteligente e ágil”, diz.

Essas mudanças podem estar mais próximas do que imaginamos, por isso é preciso agir o quanto antes, pesquisando sistemas que já utilizem agentes multimodais.

A implementação bem-sucedida de qualquer nova tecnologia requer – além do incentivo da liderança – uma estratégia a ser seguida, equipes capacitadas e uma estrutura básica que permita integrações e garanta a segurança dos dados.  

No caso da Inteligência Artificial, a implantação gradual através de projetos piloto nos quais humanos supervisionam as operações até que elas possam ser totalmente autônomas é sempre uma boa saída. Deste modo as empresas têm tempo para avaliar os resultados e melhorar os processos antes de escalarem as soluções. Com a Agentic AI não deve ser diferente.