Agências federais de saúde na terça-feira recomendaram pausar o uso da vacina de dose única Covid-19 da Johnson & Johnson depois que seis pessoas desenvolveram um distúrbio raro envolvendo coágulos sanguíneos.
A mudança ocorre uma semana depois que os reguladores europeus disseram ter encontrado uma possível ligação entre a vacina COVID-19 da AstraZeneca e um problema raro de coagulação do sangue que levou a um pequeno número de mortes.
A vacina de dose única da Johnson & Johnson (J&J) – a maioria das injeções COVID-19 são administradas em duas doses – e a vacina de baixo custo da AstraZeneca são vistas como ferramentas vitais na luta contra uma pandemia que já ceifou mais de três milhões de vidas.
A maior parte da vacina J&J disponível foi usada nos Estados Unidos devido a problemas de produção que limitaram o fornecimento da empresa. Em 12 de abril, mais de 6,8 milhões de doses da vacina J&J foram administradas nos Estados Unidos, em comparação com mais de 180 milhões de injeções combinadas das injeções Moderna e Pfizer / BioNTech.
Um comitê consultivo para os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se reunirá na quarta-feira para revisar os casos, e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA revisará a análise, disseram as agências em um comunicado conjunto.
fonte: Reuters
Da redação.