Escritório Machado Meyer começou a testar uso em traduções, revisões, resumos e pesquisas; AASP também incluiu a tecnologia no sistema de notificação dos associados
O escritório de advocacia Machado Meyer anunciou, com exclusividade para Época NEGÓCIOS, que está usando um software de inteligência artificial generativa para auxiliar nas tarefas operacionais. Em fase de testes desde o mês passado, o algoritmo ajuda os funcionários em traduções, revisões, resumos e pesquisas.
A ferramenta foi desenvolvida no Azure, sistema feito em uma parceria da Microsoft e OpenAI, que serve de base para o treinamento de modelos de linguagem. A ideia é que, com o passar do tempo, o algoritmo se mostre capaz de automatizar outras rotinas do escritório.
“O projeto com a Microsoft traz mais inovação ao nosso ambiente e permite extrair conhecimento de forma rápida e fácil para nossos advogados, potencializando nossa base de informações e tornando o trabalho ainda mais eficaz”, explica Paulo Silvestre de Oliveira Junior, head de Inovação e Desenvolvimento do escritório.
IA na associação de advogados
A AASP – Associação dos Advogados de São Paulo é outra instituição jurídica que adotou a IA generativa e, em seis meses, já comemora bons resultados. A tecnologia foi incluída no Sistema de Intimações, que faz uma ronda nas principais publicações oficiais e notifica o advogado associado quando seu nome é citado em algum dos processos em tramitação.
Desde agosto do ano passado, quando foi implementada, a ferramenta já fez mais de 5 milhões de sugestões de leitura, além de indicar cursos sobre temas relacionados às citações. Um levantamento interno mostrou que 90% dos 75 mil advogados cadastrados já receberam mensagens da IA.
“A nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo”, explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.
Fonte: Época Negócios