Gabriela Sevignani comenta sobre o quanto advogar foi sua escolha certa
A advogada Gabriela Sevignani, é especialista tanto no direito previdenciário e no eleitoral e explica como ambos a torna uma profissional realizada nesses sete anos de carreira.
De acordo com a advogada, no momento que optou pelo curso de direito, visava a aprovação em algum concurso público, e no início da graduação, já tinha a pretensão da magistratura federal. Já no quinto semestre da faculdade, começou a estagiar na Justiça Federal e lá, conheceu o direito previdenciário, pois disse que, não havia disciplina no curso sobre essa especialidade.
“Foram dois anos de estágio que abriram meus olhos para ser advogada. Na Justiça Federal há o setor, onde atendemos os cidadãos que não têm condições de pagar advogado. Nesses atendimentos, fiquei encantada com a humanidade e possiblidade da área previdenciária”, detalhou.
Ressaltou que percebeu nessa especialização, que seria possível conciliar uma advocacia humana e rentável, pois “advocacia é uma empresa”.
Segundo ela, teve mais certeza da escolha de sua profissão quando começou a atender seus clientes no seu escritório e conseguir ajuda-los a se aposentar, por exemplo.” Nunca esqueço do primeiro cliente que eu aposentei, do carinho e retribuição”, relembrou.
Para Gabriela Sevignani, a advocacia previdência é mais humana e os clientes acabam tratando seus advogados como se fossem da família pelo fato de confiarem uma questão tão importante para eles como a aposentadoria.
Com relação a área eleitoral, ela explicou que foi uma escolha mais pessoal e citou que nas eleições de 2016, foi sua primeira vez trabalhando em campanhas eleitoras. Após isso, trabalhou nas campanhas de 2018 e 2020.
“Sempre gostei muito do mundo político, de estar antenada as leis eleitorais. Atuar na campanha eleitoral é emocionante, são dias intensos de trabalho e dedicação. A justiça eleitoral é rápida e eficaz, é muito gratificante”, destacou.
A advogada mencionou que, tanto o direito previdenciário como o eleitoral a completam. “Percebo que essas duas áreas me completam, o direito previdenciário que é tranquilo e humano, e o direito eleitoral que é rápido e dinâmico”.
Sobre um dos momentos marcantes em sua carreira, Gabriela Sevignani citou que foi ter sido advogada de seu pai e ter conseguido aposentá-lo.
“Tivemos audiência e fizemos acordo com INSS, meu pai não conseguiu segurar a emoção, o que fez com que todos que estavam na sala ficassem emocionados”, disse a advogada.
Quanto as questões mais difíceis de lidar em sua profissão, ela mencionou sobre a indiferença de alguns órgãos para atender à sociedade.
Sobre seu tempo de profissão e as mudanças que já ocorreram nessa carreira, ela considera que houve evolução na advocacia e afirmou: “Eu amo advogar”.
Para ela, a justiça deve buscar a igualdade de condições e direitos para todas as pessoas.
A advogada deixou um conselho para quem deseja ser advogada: “Durante a faculdade faça estágios, cursos de aperfeiçoamento, aproveite a oportunidade. Se possível, faça cursos sobre marketing, empreendedorismo e vendas. Se for abrir seu escritório, seja perseverante, respeite seu processo de evolução e não se compare aos outros”, disse Gabriela Sevignani.
Além das especializações em direito previdenciário e eleitoral, Gabriela Sevignani é professora de direito eleitoral.
Para conhecer mais o trabalho da advogada, é só acessar seu perfil no Instagram: @gabrielasevignaniadvogada