A trading de commodities agrícolas Archer Daniels Midland (ADM), dos Estados Unidos, e a New Culture, empresa de produtos lácteos sem origem animal, anunciaram nesta quarta-feira, 17, uma parceria estratégica para desenvolver alimentos veganos e facilitar a venda deles.
Segundo comunicado oficial divulgado pelas empresas, elas trabalharão para acelerar o serviço de alimentação e os aplicativos de consumo da New Culture fazendo uso dos ingredientes à base de plantas da ADM.
“A ADM é uma líder global no segmento de proteínas alternativas de rápido crescimento e estamos entusiasmados em continuar a expandir nossas capacidades”, disse em nota o vice-presidente sênior de Estratégia e Inovação da ADM, Ian Pinner.
Tendência mundial
A parceria segue o aumento no número de produtos plant-based consumidos e comercializados atualmente. Um estudo sobre hábitos de consumo realizado pela Ingredion, líder mundial no mercado de soluções em ingredientes, mostra que 90% dos brasileiros se dispõem a ingerir alimentos derivados de plantas e vegetais (plant-based).
É a taxa mais alta entre os países pesquisados (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru). A pesquisa, feita em conjunto com a consultoria Opinaia, abordou também questões como qualidade de vida e sustentabilidade.
Durante a NRA Show 2022, principal evento de foodservice do mundo, realizado em Chicago, nos Estados Unidos, os alimentos plant-based chamaram a atenção dos milhares de visitantes.
Além dos já tradicionais hambúrgueres e almôndegas à base de plantas, os expositores trouxeram novidades como atum, camarão, frango e até ovo. Por lá estiveram desde grandes até pequenas empresas, e até uma companhia brasileira marcou presença nesse setor.
Com informações de Estadão Conteúdo: Dow Jones Newswires
Imagem: Shutterstock
Por: Mercado e Consumo