O setor de Inovação no Sul do Brasil ganhou mais um reforço em Santa Catarina. No início deste mês, 9, foi lançada a aceleradora de startups Abstrato. A empresa começou os serviços com cinco aceleradas – Aura Data, Busca Juris, Funnil, IntelMind e Upper. Fundado por Daniel Collaço, que também é o CEO, o hub tem Juan Pablo Boeira, entre os sócios e advisors.
Além do profissional de Marketing, que tem três premiações como ‘Profissional de Marketing do Ano’ pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e é Cidadão Honorário de Porto Alegre, a aceleradora tem outros seis membros no quadro societário. Entre eles estão Ademar Paes Junior, presidente da Associação Catarinense de Medicina; Jaime de Paula, fundador da Neoway e pós doutor em Inteligência Artificial; e Patrícia Peck, CEO e criadora da Peck Advogados e membro do Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
Ricardo Amorim, influencer do LinkedIn na América Latica e economista mais influente do Brasil pela Forbes, também integra a composição. Por fim, Venâncio Velloso, partner e Chief Digital Officer (CDO) da Genial Investimentos e fundador da VTEX; e Walter Longo, sócio-diretor na Unimark Comunicação, completam o grupo.
As áreas de atuação das aceleradas são: risco e compliance, com a Aura Data; Inteligência Artificial para o Direito, com a Busca Juris; IA plugada em CRMs (sigla em para Customer Relationship Management, que se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente) com a Funnil; Marketing, com a IntelMind; e plataforma no Metaverso com a Upper. Juntas, elas empregam 160 profissionais.
Hub de Inovação
Com investimentos orçados em R$ 50 milhões, o empreendimento localizado em Florianópolis, em Santa Catarina, possui uma área de 1.200m². O local conta com posições de coworking, nove salas para locação, duas de reunião e um estúdio para podcast. No primeiro ciclo, a intenção é investir em até 12 startups dos segmentos de IA, smart data e big data e atingir 400 empregos diretos.
O trabalho é focado em empresas de dados, que atuam no mercado B2B e com modelo de operação SAAS (sigla para Software as a Service – uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço). A partir de abril, serão iniciados os cronogramas de meetups e workshops.
Fonte: Coletiva