O McDia Feliz 2023, que acontece no dia 26 de agosto, em Cuiabá, acaba de ganhar um time de reforços: Margareth Gonçalves, de Barão de Melgaço, Adriana Maretti, de Diamantino, Paula Biazin e Acacio Ambrosini, ambos de Sorriso, Janice Ribeiro e Kely Piccini, de Lucas do Rio Verde, Marcela Valadares, de Sinop, Luciana Martins Trevisan, de Nova Mutum e Rodrigo Emiliano, de São José do Rio Claro, dentre outros (as).
Eles(as) representam os(as) McAmigos(as) da campanha no interior do estado e participarão da mobilização em prol de crianças e adolescentes com câncer, a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca. A AACCMT, Associação dos Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso, receberá recursos arrecadados com a venda de sanduíches Big Mac antecipadamente e no dia nos restaurantes de Cuiabá.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves, foi convocada ser uma das embaixadoras. “Para mim é muita alegria poder ajudar em uma campanha como esta, pois se trata de arrecadar fundos para um trabalho específico que a AACC/MT realiza em favor das crianças e adolescentes com câncer. Quem contribuir vai ajudar muito para um bem maior, que é o combate contra o câncer”, explica Margareth.
Adriana Maretti mora há 31 anos em Diamantino, e por conta da sua experiência com a doença se voluntariou em sua cidade. “Em 2023, meu marido foi diagnosticado com câncer e eu fiquei ‘sem chão’. Foi então que uma amiga me apresentou a AACCMT e eu decidi visitar. Percebi, imediatamente, quanto amor transbordava naquela casa e decidi que também poderia contribuir com um pouco do meu amor”, conta ela.
Em Sorriso, Paula Biazin Gandolfi e Acacio Ambrosini somam forças à essa corrente do bem. Paula revela o que a motivou a se voluntariar. “Não quero apenas ter passado por esse mundo por passar, eu quero deixar um legado de boas ações, principalmente para meus filhos, precisamos olhar pelo próximo, sempre!”, explica.
Já Acacio, tem um motivo semelhante, mas distinto. “O que me motiva é o desejo de ver o sorriso no rosto das famílias que precisam de mais afeto, fazer parte do McDia Feliz é gratificante e contribuir um pouco, que seja, já me faz muito feliz. Gratidão a AACCMT pelo convite”, agradece.
Janice Ribeiro, primeira-dama e Secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, e Kelly Piccini também se prontificaram para representar a AACCMT no município. “Meu sentimento é de gratidão a Deus pela oportunidade de participar de uma campanha tão nobre e contribuir com um pouco mais de conforto aos familiares e enfermos neste momento difícil”, resume Janice Ribeiro.
Em Sinop, é Marcela Valadares quem representa o McDia Feliz 2023 localmente. “É com muita satisfação e alegria que, pelo quarto ano consecutivo, tenho a honra de ser embaixadora da campanha do McDia Feliz 2023 em Sinop-MT”, contou.
Para Marcela, a AACCMT realiza um trabalho indispensável em relação ao tratamento clínico. “Sei da seriedade de todo o trabalho prestado pela AACCMT em não soltar a mão de nenhuma criança ou adolescente que chega até a Casa de Apoio precisando de toda a estrutura e subsídios que esta oferece durante o tratamento oncológico”, contextualiza.
Luciana Martins Trevisan é esposa, mãe, advogada e pastora, aos 43. Há cinco anos, ela descobriu que tinha câncer “Passei cerca de 1 ano fazendo tratamento e sei como é difícil lutar pela vida. Portanto, participar da campanha tem sido um privilégio, sinto-me honrada em poder ajudar”, revela. Luciana é embaixadora da campanha em Nova Mutum.
Em São José do Rio Claro, contamos com a atuação do amigo Rodrigo Emiliano. Em visita a AACCMT, ele falou sobre sua contribuição para a ação. “Neste ano eu recebi uma missão: fui contemplado para ser embaixador da campanha McDia Feliz em São José do Rio Claro. Vamos fazer uma linda festa na cidade, vender muitos tíquetes e trazer muitos sorrisos para as nossas crianças que mais precisam”, destacou.
Além de sediar a campanha, Cuiabá também tem sua própria embaixadora, Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Ela agradeceu o convite da AACCMT. “É uma honra poder estar ao lado dessas crianças, que, apesar de tão pequenas, enfrentam grandes desafios, e poder representá-las, através da AACC, em um evento que fortalece a rede de apoio e nos inspira a sermos solidários à causa”.
A advogada faz questão de convidar toda a população cuiabana para participar. “Neste sentido, convido toda a sociedade para juntar-se a nós e colaborar, no dia 26, adquirindo o Big Mac e contribuindo com essa causa”, finaliza.
VENDAS: A venda antecipada dos tíquetes já começou, com o valor simbólico de R$ 18,00. Assim como os produtos promocionais, eles podem ser adquiridos através do Instagram da AACCMT, @aaccmt, ou pelo telefone de contato (65) 3025-0800.
Neste ano, a 35ª edição do McDia Feliz vai beneficiar mais de 72 projetos de 51 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que há mais de 24 anos atua para aumentar as chances de cura da doença, promovendo a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes no país.
“O McDia Feliz é uma oportunidade para ampliarmos o nosso olhar para o câncer infantojuvenil e para falarmos com nossos filhos sobre solidariedade e esperança. É momento de troca, renovação e sonhos, impactando positivamente a vida de milhares de famílias e contribuindo para a saúde e qualidade de vida de crianças e jovens em tratamento oncológico”, destaca a Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel.
*Sobre o McDia Feliz*
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 375 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
*Sobre A AACCMT*
A Associação de Amigos da Criança com Câncer de MT – AACC/MT – é uma instituição civil sem fins lucrativos que atua desde 24 de abril de 1999 no combate ao câncer infanto-juvenil, buscando garantir às crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar a cura, atuando de forma integrada com os órgãos estatais de saúde e proteção aos direitos da criança.
Desde Dezembro de 2000 a AACC-MT oferece gratuitamente, na “Casa de Apoio” no bairro Alvorada; hospedagem, alimentação (5 refeições diárias), transporte para os hospitais, laboratórios, auxilio a exames e medicamentos e todo o suporte psicossocial e lúdico-pedagógico para pacientes de regiões distantes que necessitam ficar nesta capital, para que tenham condições de acesso aos centros especializados em oncologia pediátrica, contribuindo para a continuidade do tratamento sem que haja desistência das famílias dos pequenos pacientes.
A “Casa de Apoio” da AACC-MT conta com 40 leitos, onde as crianças ficam hospedadas com um acompanhante. Todas as despesas (água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários, funcionários, etc.) são custeadas pela própria Instituição, através de doações voluntárias, projetos, eventos e campanhas. Saiba mais sobre a AACCMT em www.aaccmt.org.br. Contato: (65) 3025-0800
*Sobre o Instituto Ronald McDonald*
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 24 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.