Cuidar do planeta e utilizar os recursos de maneira consciente é um dever de todos e a tecnologia pode ser um grande aliado na organização e controle para uma rotina mais sustentável. Como a sustentabilidade é um dos pilares da Samsung, a companhia sempre trabalha para criar soluções tecnológicas que caminhem em harmonia com a preservação do meio ambiente, auxiliando os consumidores nessa tarefa tão importante. Mesmo com um dia a dia acelerado, é possível utilizar diversos dispositivos inteligentes para ajudar a estabelecer metas e acompanhar em tempo real o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos, por exemplo.
Uma solução bastante útil e prática é o ecossistema SmartThings1 da Samsung, que conecta os aparelhos inteligentes da casa exibindo diversas informações importantes direto no seu celular. Ao baixar o app e conectar seus dispositivos, o usuário pode utilizar a ferramenta SmartThings Energy2 para acompanhar o consumo mensal de energia elétrica. Além desse acompanhamento, é possível visualizar informações sobre cobranças de possíveis taxas e receber alertas de gastos excessivos. Você também pode estabelecer metas para um consumo mais consciente, recebendo avisos caso elas não sejam cumpridas. A configuração é simples e intuitiva, e o próprio app faz recomendações de como diminuir sua pegada de carbono baseado nos hábitos do usuário.
Os próprios dispositivos Samsung estão sendo produzidos de maneira mais sustentável, como o controle remoto SolarCell, implementado nos televisores da marca desde 2021. Composto por 24% de plástico reciclado, seu grande diferencial está na bateria. Ele contempla um painel solar que pode ser carregado por luz solar ou iluminação interna. O controle remoto também pode ser carregado com um cabo USB-C para que os consumidores tenham várias maneiras de garantir a bateria. Essa mudança evita que milhões de baterias descartáveis sejam jogadas na natureza todos os anos.
Outra iniciativa da marca para diminuir o descarte impróprio de lixo eletrônico foi a criação do programa Eco Troca, no qual os consumidores conseguem trocar seus dispositivos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos por vouchers de desconto na loja online da Samsung. Independente de marca, ano de lançamento ou estado de conservação, a pessoa só precisa acessar o site oficial samsung.com/br/ecotroca/, preencher o formulário de descarte para receber o cupom e agendar a retirada de seu aparelho no conforto de casa. O programa aceita Smart TVs, ar-condicionado, geladeiras, máquinas de lavar roupas e lava-louças. Monitores também são aceitos no programa, mas neste caso é necessário entregá-lo em um dos pontos de coleta espalhados pelo País ou enviá-lo pelo Correios.
E nem pense em jogar a embalagem do seu novo eletroeletrônico no lixo, pois com ela é possível criar diversos itens para utilizar em casa, como uma casinha nova para seu pet. O Samsung Eco-Package incentiva a reutilização das caixas que foram desenvolvidas especialmente para serem transformadas em vez de descartadas. No site samsung-ecopackage.com você encontra tutoriais para criar diversos itens de forma intuitiva e deixar a criatividade fluir.
Aproveite as ofertas da Semana da Sustentabilidade e deixe sua casa mais ecológica
Entre os dias 29 de maio e 11 de junho, você pode economizar ainda mais aproveitando as ofertas da Semana da Sustentabilidade Samsung. São diversos produtos que podem deixar sua casa muito mais moderna e ecológica com preço reduzido. Entre os produtos participantes estão eletrodomésticos que ajudam na economia de energia como a geladeira Evolution RT46 e o ar-condicionado WindFree, alava e seca WD11A de 11kg que é líder em economia de água na categoria, a nova lava-louças de 10 serviços e a Smart TV Crystal UHD BU8000 que vem equipada com o controle remoto SolarCell, recarregado por energia solar e luz ambiente. Para saber mais acesse o site https://www.samsung.com/br/offer/ e não perca essa oportunidade de adquirir os produtos mais sustentáveis da Samsung.
Gostou de saber como a tecnologia pode ajudar sua rotina sustentável? Então acesse o Samsung News Room Brasil para conhecer mais sobre essas e outras inciativas.