O Meta está mudando a maneira como ele rotula o conteúdo que foi editado ou modificado por ferramentas de IA no Instagram, Facebook e Threads. Para esse tipo de conteúdo, o Meta está movendo o rótulo “Informações de IA” para o menu do post. No passado, o rótulo aparecia diretamente abaixo do nome do usuário.
A empresa diz que o rótulo ainda aparecerá sob o conteúdo que ela detectou ter sido gerado por uma ferramenta de IA. Isso significa que, embora o rótulo esteja sendo ocultado para conteúdo que foi alterado ou editado por ferramentas de IA, ele ainda será exibido com destaque sob o conteúdo que foi totalmente gerado por um prompt de IA.
Para conteúdo gerado por IA, a Meta “compartilhará se o conteúdo é rotulado por causa de sinais compartilhados pela indústria ou porque alguém se autodivulgou”, diz a empresa.
A Meta diz que a mudança, que será lançada na próxima semana, “refletirá melhor a extensão da IA usada no conteúdo” em suas plataformas.
Ao tornar o rótulo de informações da IA mais difícil de encontrar, pode ser mais fácil para os usuários serem enganados por conteúdo editado com IA, especialmente porque as ferramentas de edição se tornam cada vez mais avançadas.
Dado que a IA generativa é uma tecnologia relativamente mais nova, esta não é a primeira vez que a Meta muda a forma como rotula esse conteúdo em suas plataformas. Em julho, a empresa mudou seu rótulo de IA de “Feito com IA” para “Informações de IA” depois que a Meta recebeu reclamações de fotógrafos que disseram que o rótulo estava sendo adicionado a fotos reais.
No momento da mudança, a Meta disse que o texto original do rótulo não era claro o suficiente para que os usuários entendessem que certas imagens com a tag não foram necessariamente criadas com IA, mas podem ter sido editadas usando ferramentas com tecnologia de IA.