segunda-feira,25 novembro, 2024

A inclusão é o motor da inovação

Já é uma realidade inquestionável: investir na agenda de diversidade, inclusão, equidade e pertencimento (DIEP) traz importantes benefícios para qualquer empresa. Segundo o estudo How Diversity Can Drive Innovation (“Como a diversidade pode impulsionar inovação”, em tradução livre), publicado pela Harvard Business Review, empresas com times diversos são 3,5 vezes mais inovadoras. O cenário é benéfico para todos, já que organizações que buscam reforçar a representatividade têm como resultado colaboradores mais engajados e um ambiente mais acolhedor e plural, pronto para receber talentos de diversos perfis.

“Será que de fato somos uma empresa inclusiva?”. Essa foi uma das provocações que a operadora de saúde premium Care Plus se fez no início de 2022, como relembra a diretora de gestão de pessoas da companhia, Camila Pignatari. Os esforços em torno do amadurecimento de uma estratégia de DIEP já estavam presentes na rotina da empresa, que é parte do grupo britânico Bupa, presente em mais de 190 países. Com o cenário imposto pela pandemia de covid-19 e as diversas transformações no mundo do trabalho, a Care Plus traçou um planejamento para atender às necessidades e novas demandas do mercado.

Desde maio de 2022, a empresa realiza um projeto dedicado aos pilares de diversidade, inclusão, equidade e pertencimento, um importante passo para realizar mudanças internas, rumo a uma cultura inclusiva. “Desde o início, tivemos grande preocupação em trazer e discutir temas de forma aberta, criando um ambiente seguro e que estimule o real aprendizado e a revisão de conceitos”, explica Camila.

Para nortear a proposta, a Care Plus se apoiou no mapeamento dos perfis do seu público interno, realizado a partir da parceria com uma empresa de consultoria, e em sua pesquisa interna – a People Pulse –, promovida duas vezes ao ano pela Bupa e que conta com um alto nível de engajamento. A última edição do censo contou com a participação de 95% dos colaboradores e resultou em insights importantes para fomentar os pilares do projeto.

De acordo com o relatório Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) nas Organizações 2022, da consultoria Deloitte, tais práticas já são consideradas essenciais para as estratégias de crescimento de empresas de diversos segmentos. Atualmente, as ações na Care Plus acontecem por meio de palestras e workshops, e o engajamento em cima dos temas é liderado pela figura de embaixadores. “São pessoas com representatividade, em diversos cargos e níveis, totalizando 27 colaboradores até o momento”, afirma Camila, que relembra que esse é um trabalho de longo prazo. “Mudança de cultura não acontece da noite para o dia. Precisamos desmistificar ideias, combater vieses inconscientes, abraçar novos conhecimentos e avançar junto dos tempos em que vivemos”, completa.

Nos primeiros meses de 2023, os embaixadores terminarão o treinamento para dar continuidade às ações, além de entender como mensurá-las e incorporar as novas pautas e aprendizados ao trabalho.

A executiva é otimista quanto ao momento atual da jornada de DIEP na Care Plus. “Fico muito contente com o que estamos construindo. Eu não esperava as pessoas tão engajadas, enviando e-mails para dizer tantas coisas positivas, nos procurando proativamente para participar das discussões. É gratificante”, afirma.

Para o futuro, a operadora tem planos de ampliar as conversas e ações sobre diversidade e inclusão em outras frentes de atuação da empresa. “O olhar humano, esse interesse genuíno pelo próximo, sempre será essencial, independentemente das mudanças e das novidades que o futuro possa trazer.”

Por: BRANDVOICE

Redação
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