A Federação Desportiva de Surdos do Estado do Mato Grosso (FDSMT) foi fundada em 16 de novembro de 2019, devido a grande necessidade que o estado do Mato Grosso tinha na representatividade dos surdos. Sua criação foi motivada pela evidência de que o desenvolvimento técnico dos atletas surdos e equiparados iguais aos ouvintes e do gosto pelo esporte podem ser observados em todas as comunidades surdas espalhadas pelo Brasil.
Em nosso estado não poderia ser diferente, pessoas surdas também tem o desejo de prática esportiva entre surdos, e o intuito e desenvolver cada vez mais ações em prol dessa população surda.
A FDSMT tem objetivo de promover o desporto de Surdos no estado do Mato Grosso, gerando uma maior inclusão do Surdo no mundo ouvinte, uma melhor qualidade de vida, a recreação, a conscientização esportiva, a lazer, a descoberta de talentos e a manutenção de alto rendimento. Nós esenvolvemos as atividades esportivas com muita dificuldade, relacionada principalmente à ausência de recursos financeiros que levam à falta de materiais esportivos adequados e falta de recursos humanos. O grande desafio da Instituição é ampliar suas atividades para ofertar para o indivíduo que apresenta surdez e que o mesmo tenha a oportunidade de ampliar suas vivências motoras e sociais.
Somos filiados a CBDS – Confederação Brasileira de Desporto dos Surdos desde a fundação e participamos em todas as modalidades que a CBDS promove. Temos surdoatletas talentosos que engajam no amor aos desportos à nível regional, nacional e internacional.
A atual administração da FDSMT tem evoluído muito no que se refere a visibilidade do esporte de surdos e pretendemos modernizar nossos trabalhos com eventos financiados pelo poder público e privado como maior ênfase nos treinamentos dos surdoatletas visando proporcionar a estes um alto rendimento para representar nosso estado do Mato Grosso.
Nossa Federação estamos muito feliz em receber do deputado Wilson Santos (PSD), através de emenda parlamentar, novos uniformes Oficiais para que nossos atletas possam representar a federação nas competições da CBDS (Confederação Brasileiro de Desportos de Surdos e ICSD (Comitê Internacional de Esportes para Surdos), para estes uniformes novos é grande utilitidade para representar nosso time de FDSMT para eventos nacionais e até mesmo internacional. Parabenizar o assessor parlamentar Ríguel Brum é unico luta pela inclusão social e valorização de pessoas surdas.
O deputado Wilson Santos vai Lançar e entrega de novos uniformes esportivos oficiais 2023 ao FDSMT é um grande essencial para atletas surdas para representar oficialmente para os eventos esportivos é oficial assim como CBF e FIFA são mesmo evento mas só é diferente, são entidades adequados focados e voltados para somente atletas surdas. A entrega será no dia 07 de dezembro (quarta-feira), às 18h, na Assembleia Legislativa MT.
“A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos – (CBDS) é a entidade máxima do
desporto surdo no Brasil. É filiada a International Committee of Sports for the Deaf (ICSD), ao PanAmerican Deaf Sports Organization (PANAMDES) e a Confederación Sudamericana Deportiva de Sordos (CONSUDES).
Ao longo de mais de 36 anos de existência contamos com 5.000 (cinco mil) atletas, milhares de profissionais que atuam nas comissões técnicas e 120 entidades filiadas que formam a nossa rede com atuação em todo o país com crescimento exponencial e atuamos fortemente na inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte e fundada em 17 de novembro de 1984, constituída pelas Federações, Associações e outras análogas de administração de esportes, todas com direitos iguais, que, no território brasileiro, administrem de fato e de direito os esportes praticados entre surdos”
“O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) é o principal órgão responsável pela organização de Deaflympics e outros Campeonatos Mundiais de Surdos e fundado em 1924 e conhecido como CISS (Comité International des Sports des Sourds), o ICSD está agora se aproximando da marca do século de ser a organização por trás da construção, evoluindo e fortalecendo a tradição de convidar atletas surdos / deficientes auditivos de elite de todos os Estados Unidos. o mundo se une não apenas para competir em seus respectivos esportes, mas também para desenvolver camaradagem entre seus países.”
Então concluimos que neste entidade FDSMT permite levar para futuro é relevante para atletas surdas de MT pra alcançar seus objetivos e sonhos para levar a vitória representar forte identidade surda e amor com desportivos para vamos entrar novos futuros preparados para participar um grande evento Surdolimpiada Nacional será em 2023 e Surdolimpiada Internacional em Japão no ano de 2025 para isso vamos preparar treinamento, vários campeoanto para pudesse CBDS seleciona atletas de MT precisa alcançar altas classificados para passar possa ir frente para participar evento esportivo internacional.
Por: Assessoria – Federação Desportiva de Surdos do Estado do Mato Grosso