O Dia da Saúde e da Nutrição é comemorado nesta quinta-feira (31.03), e surgiu para debater e avaliar a importância de práticas nutricionais e ações preventivas, tais como a mudança de hábitos alimentares, prática de atividade física e qualidade de sono. Para ter uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes para o organismo.
A nutricionista funcional Giovanna Pinheiro ressalta que “sono, alimentação saudável e atividade física são uma tríade fundamental para promover qualidade de vida”. A nutricionista também relatou o aumento da procura por emagrecimento saudável e reeducação alimentar durante o período pandêmico. Para ela isso aconteceu em decorrência do ganho de peso no período de fechamento do comércio e necessidade iminente de estar com a saúde em dia.
Rodolfo Jaqueira, proprietário da lanchonete +Fit Alimentação Saudável comenta que “uma tendência recorrente do mercado é seguir para essa área da saúde. Dentro desse segmento percebemos que as pessoas estão se cuidando mais e a pandemia foi uma virada de chave nesse sentido, porque as pessoas perceberam o quão importante é estar em boa forma, com alimentação saudável”.
A +Fit – Alimentação Saudável surgiu durante a pandemia, em decorrência da necessidade de Rodolfo de consumir alimentos saudáveis e a crise econômica que afetou seu entorno. “Eu não sou um profissional de saúde, mas eu entrei como sócio de um amigo que, durante o período inicial da pandemia, estava passando por uma crise financeira, e até mesmo por sentir falta de um lugar que pudesse me oferecer uma alimentação saudável a pronta entrega, sem precisar demandar tempo fazendo em casa”, concluiu.
O professor de educação física Gil Melo, explicou que “o propósito da + Fit estar hoje dentro de uma academia é conseguir agregar para o aluno uma comida saudável e a gente também sabe que todo resultado, tanto em saúde quanto em físico, é baseado na alimentação. É 100% treino, 100% alimentação, 100% descanso. É um equilíbrio”.
A + Fit atua com um cardápio baseado em dosagem correta para o preparo de alimentos, por isso uma nutricionista desenvolveu o cardápio ideal para pessoas que treinam e também quem está busca de alimentação saudável e equilibrada. Atualmente fazem acompanhamento individual, na prática, a pessoa leva a receita do nutricionista a + Fit prepara os alimentos de forma personalizada de acordo com a necessidade individual.
Camila Martins, funcionária da + Fit conta sobre sua experiencia com emagrecimento saudável através da mudança de hábitos alimentares. “Eu emagreci 23 quilos em 7 meses, e eu não optei de fato por uma alimentação saudável, eu fui basicamente aprendendo a preparar alimentos saudáveis, fui recebendo esse incentivo à mudança de hábitos e comendo coisas saudáveis preparadas aqui, então aprendi a gostar”.
É importante considerar que o efeito terapêutico dos alimentos funcionais se anula quando o hábito alimentar é desequilibrado. Para que estes alimentos possam ter o efeito esperado é importante associar uma rotina alimentar saudável que inclua o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros diariamente.
O gerente da Bio Mundo em Mato Grosso, Maycon Santos, explicou; “A loja é de produtos naturais, suplementos e granéis e veio com uma proposta um pouco diferente, não se limitando produtos para alunos de academia e fisiculturistas, mas com o conceito de unir essas pessoas que gostam de manter uma alimentação saudável e cuidar do corpo através de suplementos e nutrição esportiva, mas traz também essa gama de produtos que preenchem a necessidade do público que possui alguma intolerância, alergia, produtos sem glúten, sem lactose, farinhas, granéis, chás, vitaminas encapsuladas, e tem a parte de suplementação esportiva também”.
A nutricionista Giovanna também explicou a que se deve a aumento das restrições alimentares e alergias. “O aumento de alergias e intolerâncias também é devido à alimentação com produtos industrializados, porque eles alteram a microbiota intestinal”.
Priorizar na rotina a ingestão de alimentos funcionais também é importante, pois exercem um papel que vai além da nutrição básica e da oferta de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, mas também oferecem compostos que desempenham funções na promoção da saúde.
A adoção um plano alimentar equilibrado em quantidade e qualidade, somado à atividade física pode evitar diversos fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros. Já o consumo constante de alimentos industrializados como fast-foods, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e bebidas alcóolicas associado a refeições e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras, são prejudiciais para a saúde.
Texto: Milena Vilar