Novos dados de transparência divulgados pela Amazon mostram que a empresa respondeu a um número recorde de demandas de dados do governo nos últimos seis meses de 2020.

Os novos números aparecem no relatório de transparência semestral da empresa publicado no site da Amazon no fim de semana.

A Amazon disse que processou 27.664 demandas do governo por dados de usuários nos últimos seis meses de 2020, ante 3.222 demandas de dados nos primeiros seis meses do ano, um aumento de cerca de 800%. Esses dados do usuário incluem pesquisas de compras e dados de seus dispositivos Echo, Fire e Ring.

O novo relatório apresenta os dados de forma diferente das divulgações de transparência anteriores . A Amazon agora divide os principais países solicitantes. As autoridades dos EUA historicamente representam a maior parte das demandas gerais de dados que a Amazon recebe, mas este último relatório mostra a Alemanha com 42% de todas as solicitações, seguida pela Espanha com 18% e Itália e os EUA com 11% de participação cada.

Mas o relatório também remove a divisão por processo legal e agora apenas diferencia entre as solicitações que recebe para o conteúdo dos usuários e para o não conteúdo. A Amazon disse que entregou dados de conteúdo do usuário em 52 casos.

Para seu negócio em nuvem Amazon Web Services, que relata separadamente, a Amazon disse que processou 523 demandas de dados, com 75% de todas as solicitações feitas por autoridades americanas, e a Amazon entregou o conteúdo dos usuários em 15 casos.