Especialista em tratar os problemas da face, o Dr. Adalberto Novaes, natural do munícipio de Várzea Grande, realizou sua graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (Unesp). Em seguida, deu início a sua pós-graduação em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial em São Paulo. Algum tempo depois, retornou para Cuiabá, onde iniciou o curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Já fui professor na Universidade de Cuiabá, lá tive o privilégio de ajudar a formar a primeira turma na primeira faculdade de odontologia em Mato Grosso”, relembra.
Por conta da sua formação profissional, o médico e cirurgião dentista, especialista em Otorrinolaringologia, Cirurgia Craniomaxilofacial e Implantodontia, atua com uma abordagem estética e funcional dos problemas da face e da boca. Dr. Adalberto realiza procedimentos como: rinoplastia, cirurgia ortognática, implantes osseointegráveis, operação de fissuras labiopalatinas, dentre outros.
A cirurgia ortognática consiste em um procedimento cirúrgico que corrige deformidades e restaura a harmonia facial e a função mastigatória. Procurada por motivos ligados à saúde ou estética, ela ganhou uma importante aliada nos últimos anos, a tecnologia.
O profissional afirma que é um processo complexo, mas que devido aos avanços tecnológicos tem se tornado mais tranquilo. Com o auxílio de softwares é possível realizar um planejamento virtual, facilitando a ação cirúrgica e apresentando para o profissional uma noção de como será o resultado, diz o especialista. Com esse mapeamento virtual da cirurgia, é possível prever eventuais problemas e antecipar as soluções.
O cirurgião dentista reforça sobre a importância de um diagnóstico adequado, para que o tratamento seja feito de maneira correta. O uso da tecnologia ajuda a ampliar a visão de diagnóstico, auxiliando o médico na hora de traçar o melhor tratamento para o paciente. Ele deixa claro o impacto positivo dos avanços tecnológicos em seu trabalho, oferecendo precisão e segurança nos serviços. Os recursos utilizados nas operações promovem incisões menores, cortes mais discretos e menos invasivos.
Adalberto garante que o Brasil, em termos de cirurgias maxilo faciais, reconstruções faciais e odontologia em geral, é vanguarda no mundo.
Atualmente, além de seu trabalho em consultório, o Dr. também atua como professor no curso de medicina da UFMT, acompanhando os alunos que prestam residência no Hospital Universitário Júlio Muller.
Por: Victória Oliveira