Ao longo de 2022 o MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins) vem celebrando o Bicentenário da Independência com a publicação de pequenos artigos todo dia 7 de cada mês, refletindo sobre a formação da nação brasileira com temas ligados à sociedade, cultura, ciência e tecnologia.
O 7 de junho coincide com o dia da liberdade de imprensa. Assim gostaríamos de lembrar sua importância para a construção de um sentimento de nacionalidade ao mesmo tempo que é um artefato de ciência e tecnologia.
A circulação de ideias contra os laços coloniais e de nacionalidade foram fundamentais para as lutas pela independência do Brasil. E isto não teria sido possível sem a instauração da imprensa nacional, em 1808, decorrente da vinda da família real. A produção de jornais e panfletos não seria possível sem a revolução técnica que estava em curso ao longo dos séculos XVIII e XIX, tornando as publicações mais baratas e acessíveis à população. Tanto que anos mais tarde o jornal O Vulgarizador, de 1877, afirmava que a imprensa era uma das grandes invenções da modernidade, ao lado da eletricidade e da máquina a vapor.
Assim, neste dia que lembramos a necessidade de uma imprensa livre, estamos não só festejando as conquistas do passado, mas lutando por um futuro melhor. Democracia e liberdade são condições fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico das nações.
Por: gov.br