Quando você terminar de ler este artigo, uma ou duas lojas virtuais estarão abrindo suas portas ao gigante mercado virtual.
Não podemos ignorar os efeitos causados pela pandemia e a forte influência no comportamento dos consumidores e nos modelos de negócio. O jeito de consumir passou por uma considerável ruptura, exigindo uma maior migração do físico para o digital – o varejo tradicional de lojas físicas cedeu ainda mais espaço para consumo pela internet nos últimos dois anos, resultado de uma digitalização forçada das pessoas em função do isolamento social.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras remotas com cartões cresceram 35% no primeiro trimestre de 2022, ao passo que o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior, segundo o E-commerce Brasil.
Isso nos mostra que o varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e à retomada gradual do comércio físico. Com isso, o Brasil viu nascer, em média, uma loja digital por minuto.
Essa mudança atingiu também o universo financeiro e o modelo de negócio de muitas empresas, que passaram a administrar a necessidade de se adaptar para atender a diversidade de públicos. Novas tecnologias, como Pix e Open Banking, surgiram para atender a essa nova demanda.
Por outro lado, surge um bloco relevante para aprimorar a gestão do negócio, composto por observar a experiência de compra on-line na visão do cliente, com um olhar mais amplo de sua experiencia, considerando o fator humano e a perenidade dos negócios.
Nesse sentido estamos constantemente nos preparando para esse novo cenário.
A SafraPay foi a marca do Safra que mais cresceu no segmento nos últimos 12 meses, com um avanço de 21% em sua participação de mercado no período, e de 24% na base de clientes.
Nossa ambição é estar cada vez mais próximos dos clientes, oferecendo um amplo portifólio de produtos e serviços, no físico, no digital e no financeiro.
Pedro Coutinho é CEO da SafraPay.
Imagem: Shutterstock
Por: Safrapay