Nesta edição da maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo, realizada nos Estados Unidos, cinco alunos brasileiros foram premiados
Jovens pesquisadores brasileiros foram premiados na Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef) 2025, a maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo. Este ano, o evento ocorreu entre os dias 10 e 16 de maio em Columbus, Ohio (EUA). Nesta edição, cinco alunos brasileiros foram premiados. A competição distribuiu aproximadamente US$9 milhões em prêmios, incluindo bolsas de estudo, estágios em centros de pesquisa e viagens de campo.
O Brasil enviou uma delegação composta por 28 estudantes, selecionados por feiras científicas nacionais. 15 dos representantes brasileiros garantiram vaga na Regeneron ISEF através da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que ocorre anualmente em São Paulo, na Universidade de São Paulo (USP). Os outros 13 alunos foram selecionados pela MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos apresentados pelos brasileiros abordaram desafios sociais, ambientais e tecnológicos.
A Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef) é a mais importante feira internacional de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos e reunindo jovens talentos de aproximadamente 60 países.
A participação brasileira na ISEF reafirma a relevância das feiras científicas como instrumentos de incentivo à pesquisa na educação básica e de formação de novos talentos. O evento internacional proporciona intercâmbio cultural, networking com cientistas de diversos países e acesso a oportunidades que vão além das fronteiras acadêmicas. Para a maioria dos participantes esta foi a primeira oportunidade de fazer viagem internacional, na qual os estudantes puderam ter contato com a diversidade cultural e também com a qualidade dos trabalhos.
“Foi possível ver, no brilho dos olhos e nos discursos das equipes que participaram da ISEF, o quanto essa experiência estimula a continuidade para fazer uma iniciação científica na graduação, para seguir uma carreira científica, para buscar fazer novos trabalhos”, contou a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone.
Para Bonone, a participação de jovens é uma política fundamental para o estímulo à carreira científica, de desenvolvimento de talentos e de construção de talentos.
“É preciso essa fundamentação da educação científica, das ações de popularização da ciência, para poder capturar essas mentes e corações jovens para que contribuam com esse processo de desenvolvimento do Brasil em novas bases tecnológicas”, explicou a coordenadora. “Nossa perspectiva é pensar ações, programas que possam melhor qualificar e impulsionar a participação de equipes brasileiras em competições internacionais, demonstrando o nosso potencial e também melhor nos posicionando num ambiente internacional”, completou.
A delegação da Mostratec-Liberato participou da feira em Ohio com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CTF) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RS). Já a da Febrace viajou com patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
Conheça os trabalhos premiados na Regeneron ISEF 2025
Nos Prêmios Principais, categoria que reúne os melhores trabalhos em 22 categorias temáticas, foram contemplados os projetos:
Watreat: membrana biopolimérica para tratamento de água
Prêmio: Environmental Engineering (ENEV) 4th Award: $600 cash award
Alunos: Isabelle de Sousa Battocchio e Miguel Ribeiro da Silva
Orientadores: Heloina Lopes Capistrano e Francisco Augusto Oliveira Santos
Escola: E.E.M.T.I. Marconi Coelho Reis – Cascável – CE
(Credenciado pela FEBRACE)
Sustainware: alternativa sustentável para a produção de louça cerâmica
Prêmio: Materials Science (MATS) 4th Award: $600 cash award
Aluna: Victoria Zimmer Gomes
Orientadoras: Cínthia Gabriely Zimmer e Suyanne Angie Lunelli Bachmann
Escola: IFRS – Campus Feliz – Feliz – RS
(Credenciado pela FEBRACE)
Já nos Prêmios Especiais, oferecidos por instituições de pesquisa, universidades e organizações científicas internacionais, os trabalhos vencedores foram:
Manganês e metalômica tumoral: uma nova via terapêutica para tumores invasivos
Prêmio: Prêmio Mary Kay Inc. $750
Aluna: Carolina de Araujo Pereira da Silva
Orientadoras: Mariana Paranhos Stelling e Juliana do Carmo Godinho
Escola: IFRJ – Campus Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ (São João de Meriti)
(Credenciado pela FEBRACE)
Pele Artificial Destinada A Regeneração Celular e Tratamento de Queimaduras
Prêmio: Prêmio Mary Kay Inc. $750
Aluna: Sofia Mota Nunes
Orientador: Carlos Fonseca Sampaio
Escola: Escola Santa Teresinha – Imperatriz – MA
(Credenciado pela MOSTRATEC)
Potencial antimicrobiano do extrato hidroalcoólico da Myracrodruon urundeuva (aroeira)
Prêmio: Qatar Research, Development, and Innovation Council (QRID) – $500
Alunos: Gabriel Lopes Fernandes Filho, Otávio da Costa Nogueira e Rita Izabely Lopes da Costa
Orientadores: Michael Pratini Silva de Souza e Douglas Arenhart França
Escola: E.E. Prof. Abel Freire Coelho – Mossoró – RN
(Credenciado pela FEBRACE)
Fonte: Gov.br