Combinando conhecimentos em robótica, modelagem 3D, prototipagem e programação, o estudante Marcos Vinicius Guarim, do 3º ano do curso técnico em Automação Industrial do Senai Distrito, desenvolveu uma mão robótica controlada por Arduino – um microcontrolador amplamente usado para automatizações. O projeto simula os movimentos de uma mão humana e tem potencial para uso em ambientes industriais, se produzido em larga escala.

.
Marcos e sua instrutora Vânia no
Senai Lab

A ideia foi incentivada pela instrutora de Marcos, que também é interlocutora de Inovação do Senai Distrito, Vânia Lourenço, que além de encorajá-lo, acompanhou todas as etapas do processo de criação. Do projeto no papel até a conclusão da mão robótica, foi um longo percurso, que segundo o estudante foi desafiador, mas extremamente satisfatório.

“Durante o projeto foi surgindo algumas dificuldades e para solucioná-las tive que me reinventar várias vezes. Porém, todo o esforço após o projeto finalizado, me deu uma sensação de alívio, de satisfação, e, sem dúvidas, foi uma mega experiência”, disse Marcos.

O trabalho foi desenvolvido no Senai Lab, espaço presente em todas as unidades do Senai Mato Grosso voltado à “cultura maker” – ou aprendizado prático – pilar da Metodologia Senai de Ensino. Além de ser estudante do nível técnico, Marcos também é bolsista do Senai Lab e foi selecionado para atuar no contraturno escolar no curso de Prototipagem 4.0.

“A ideia de fazer a mão robótica partiu de um incentivo da minha professora, que trouxe alguns Arduinos e me deu o desafio de criar algo que servisse de aprendizado para mim e que também ficasse exposto para outros alunos verem. Como a essência do Senai Lab é desenvolver projetos inovadores, então comecei a estudar e me dedicar ao Arduino”, contou o estudante.

.
Marcos é aluno do curso técnico em Automação
Industrial e bolsista do Senai Lab

“O processo começou com o uso da plataforma TinkerCad, utilizada para criar peças simples em 3D, como chaveiros e carrinhos. Depois, ele avançou para a etapa do Arduino. O TinkerCad permite a simulação da programação e do circuito eletrônico de forma segura e flexível. Só então partimos para a aplicação prática no Arduino”, explicou a instrutora Vânia.

Primeiro, Marcos desenvolveu um sistema simples de LED que ligava e desligava por meio do Arduino. Depois, ele desenvolveu um protótipo de semáforo, que simulava a sinalização real. “Daí me perguntei ‘por que não desenvolver algo robótico’?”, questionou o estudante.

Foi então que ele resolveu construir um braço robótico com movimentos verticais, semelhante a uma alavanca. A evolução para a mão robótica foi um passo natural, permitindo simular com precisão os movimentos dos dedos humanos.

“O projeto do Marcos é uma representação em pequena escala de uma mão industrial. Mas são conhecimentos que ele está adquirindo no processo de formação que o qualificam para, quando estiver formado, desenvolver uma versão em escala real, com aplicação direta na indústria”, destacou Vânia.

Questionado se sente encorajado por essa primeira experiência, o jovem afirmou que quer desenvolver e ajudar outros alunos a desenvolverem novos projetos. E definiu a experiência com uma palavra: “Incrível”.

O gerente da unidade, Daurisson Santos, destacou que a criação do estudante do Senai Distrito é um exemplo de que a Metodologia Senai de Ensino está presente no dia a dia dos alunos da instituição.

“Ao unir teoria e prática, conseguimos formar profissionais que não apenas dominam o conteúdo técnico, mas que também têm autonomia para inovar, criar e aplicar soluções reais. Ver um aluno colocando em prática tudo o que aprende em sala de aula, dentro de um ambiente como o Senai Lab, mostra que estamos no caminho certo para formar os profissionais que a indústria precisa”, destacou Daurisson.

Confira o vídeo do projeto no Instagram do Senai Distrito.

Por: Julia Oviedo, em Senai – MT