Cerca de 50 investidores de Cuiabá e de Lucas do Rio Verde estão passando por um curso de formação focado em negócios inovadores, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) e o Sicredi Ouro Verde. A iniciativa já teve início em Cuiabá, no final de abril, e iniciou a etapa de Lucas do Rio Verde no último sábado (10.05), na sede administrativa do Sicredi Ouro Verde.

O curso está dividido em quatro módulos que vão desde a análise do mercado de investimentos, à introdução ao mercado de startups, perfil de investidor-anjo, negociação, alocação de recurso, governança e estrutura de capital, gestão de portfólio, smart money, retorno do capital, dentre outros conhecimentos. O curso é ministrado pela Ventiur Smart Capital, uma investidora de startups com 12 anos de trajetória e mais de 100 empresas financiadas por mais de 500 investidores.

A iniciativa faz parte de um reposicionamento do Senai Mato Grosso, que mira no desenvolvimento da agroindustrialização no estado. E, por meio do Instituto Senai de Tecnologia, o Senai MT desenvolveu o Agritech Hub, um projeto que conta com o aporte financeiro da Finep, e tem como uma de suas ações a formação destes investidores.

Em sua fala na abertura do curso em Lucas do Rio Verde, a gerente da Regional Médio Norte do Senai MT, Camila Tetilla, destacou a importância dos participantes da formação – possíveis investidores – para que a inovação de fato aconteça.

“Nenhuma ideia ou projeto sai do papel sem algo fundamental: investimento. Então, costumamos dizer que investidores são aceleradores de transformação. A cada recurso investido, vocês plantam sementes de novas oportunidades, fomentam o crescimento de empresas, geram empregos e impulsionam o desenvolvimento de regiões inteiras”, disse Camila.

Os participantes do curso foram cuidadosamente selecionados pela Sicredi Ouro Verde, tanto em Cuiabá, quanto em Lucas e Sorriso, considerando o potencial de contribuição ao ecossistema e seu interesse em impulsionar negócios inovadores com alto potencial de impacto. Para a sócia da Ventiur Smart Capital, Fernanda Dauber, é uma forma de sensibilizar este público sobre a necessidade de investimentos em inovação.

“Essa é a porta de entrada para eles entenderem como que a inovação pode mudar o futuro do negócio deles, para poder fortalecer esse ecossistema. É uma formação com líderes e influentes da região para poder disseminar esses insights sobre investimentos em negócios inovadores”, destacou

Já o diretor executivo do Sicredi Ouro Verde, Roberto de Vargas, contou que muitas agroindústrias da região já contam com práticas e equipamentos inovadores, no entanto, essa inovação não é desenvolvida em Mato Grosso e sim fora do estado. Roberto acredita que a formação destes investidores é um passo importante para mudar esse cenário.

“O Sicredi nasceu aqui em Lucas quando o município estava começando na década de 90, prova de que ele sempre esteve conectado com o desenvolvimento da cidade e da região. Nós costumamos produzir alimentos aqui, mas essa economia mais conectada a um mundo globalizado nos motivou a trazer essa formação, que estamos chamando de ‘Negócios Inovadores’, que é justamente para fomentar esse ecossistema de inovação”, disse Roberto.

Com uma proposta igualmente focada em desenvolver o ecossistema de inovação, o Sebrae-MT tem atuado há mais de 12 anos neste propósito, como destacou o gestor estadual de Inovação do Sebrae, Fernando Pscheidt. Para ele, ainda faltam investimentos em startups do estado, que buscam este capital em outros lugares.

“A gente quer provocar esse público do curso em mais esse tipo de investimento. Não é à toa que o Sebrae se juntou ao Senai e ao Sicredi, que são algumas das principais instituições que vem puxando esse movimento de inovação, e queremos ajustar e fomentar esse pilar que estava faltando. Assim, todo mundo vai poder ganhar junto”, disse Fernando.

Os demais encontros dos cursos de Cuiabá e Lucas do Rio Verde acontecerão mensalmente sempre aos sábados.

Por: Julia Oviedo, em SENAI – MT