A equipe de robótica Brotherhood, do Sesi Escola de Referência Cuiabá, é vice-campeã na África do Sul. Os alunos mandaram ver na FIRST LEGO League Open Africa Championship e garantiram o 2º lugar na Champion’s Award. Este prêmio é considerado o principal da modalidade FLL e reconhece a equipe que melhor incorpora a experiência da competição, se destacando em todas as categorias.
Para Felipe Queiroz, 14 anos, todo o esforço valeu a pena. “Estamos honrando. Cada momento foi precioso para a nossa jornada. Valeu muito a pena.” Ana Beatriz Pettengil, 12 anos, fala sobre a emoção de receber o prêmio: “Na hora em que apareceu nosso nome na tela, foi uma sensação maravilhosa”, descreve.

Radiante com o desempenho na competição, Miguel Sant’Ana, 13 anos, não escondeu a emoção — ele até virou uma pirueta para comemorar. “Estou muito feliz. Não tenho palavras para me expressar. Isso é sensacional!”, conta.
Este é o último ano de Rafaela Artuzo, 15 anos, na equipe, e ela se despede da temporada com chave de ouro. “Foram muitas horas de dedicação até este prêmio. Estou transbordando de alegria.”
Quem também se despede do time com sentimento de gratidão é Leonardo Araújo, 15 anos. “Agradeço ao suporte que recebi para chegar até aqui. Foi uma experiência incrível, transformadora, que nunca vou esquecer”, diz.
O superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, também comemora a conquista da equipe, destacando a importância da robótica no processo educacional dos alunos e para o futuro da indústria mato-grossense. “Este é o Sesi Escola mostrando, mundo afora, o potencial do nosso estado em educação, tecnologia e inovação. Juntos, colaboramos para uma indústria mais forte.”

Comandada por uma dupla de técnicas excepcionais, Tamires Silva e Patrícia Lorêro, a Brotherhood chamava atenção por onde passava no campeonato. A equipe esbanjava alegria, técnica e respeito. “Essa alegria, integridade e união, somadas ao desempenho técnico das crianças, levaram-nas até esse resultado”, pontua Patrícia.
Para Tamires, a vitória da turma também é fruto de uma metodologia de ensino eficaz. “A jornada até aqui começa no Sesi, dentro da sala de aula, com a metodologia STEAM, que trabalha ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Além dessas áreas, focamos também no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, para que saibam lidar com situações positivas e negativas”, acrescenta Tamires.

A competição
A Brotherhood representou o Brasil na FIRST LEGO League Open Africa Championship, realizada entre quarta-feira (07.05) e sexta-feira (09.05), na Cidade do Cabo, África do Sul. Esta foi a primeira vez que a equipe participou de um campeonato internacional e, logo na estreia, conquistou o prêmio mais desejado: o Champion’s Award.
O resultado mostra que eles arrasaram em tudo: robô, inovação e, claro, nos valores que fazem da FLL uma experiência incrível: trabalho em equipe, respeito, cooperação e muita diversão.
Texto: Fernanda Nazário (com informações de Rayane Gazola)