Anúncios fazem parte de uma série de iniciativas voltadas para estimular o setor de foodservice
A startup colombiana Rappi está zerando as taxas que cobra de restaurantes no Brasil por três anos. Além disso, a empresa vai investir R$ 1,4 bilhão no Brasil. Os anúncios, feitos oficialmente nesta segunda-feira, 5, fazem parte de uma série de iniciativas divulgadas em conjunto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e voltadas para estimular o setor de foodservice no País.
Outro objetivo da Rappi é e aumentar a participação no mercado. “O Rappi não está contente com os resultados que trouxe até agora na vertical de restaurantes no Brasil”, admite o CEO da Rappi Brasil, Felipe Criniti, em entrevista à Mercado&Consumo. “Nosso objetivo é fomentar o mercado, trazendo uma oferta mais atrativa para restaurantes versus o que vinha sendo oferecido.”
De acordo com Criniti, as taxas zeradas pelo Rappi serão as de intermediação e de entrega. Os restaurantes permanecerão pagando as taxas de adquirência, de 3,5%, para as empresas que processam os pagamentos.
Restaurantes que forem se cadastrar na plataforma terão direito a taxa zero já partir do primeiro dia. Os estabelecimentos que já estão cadastrados também terão direito ao benefício, mas, no caso deles, isso será feito de forma faseada – a migração será feita de maio a junho.
Parceria com restaurantes
Do total de R$ 1,4 bilhão em investimentos, 40% serão destinados aos serviços prestados a restaurantes e o restante a outras verticais, como e-commerce, supermercado, farmácia, pet shops e Rappi Turbo, o serviço de entregas rápidas da empresa.
Essas verticais, que levam recorrência e retenção ao Rappi, é que devem manter as receitas da empresa em dia nos próximos anos, além da área de ads. “Temos outras linhas de receita que tornam o nosso negócio sustentável”, afirma Felipe Criniti.
Criniti explica que o objetivo é apoiar o setor de foodservice. “Nosso plano é benéfico para o restaurante porque vai atrair novos empreendedores. São pessoas que estão começando o negócio e às vezes só têm o WhatsApp como canal de venda. A gente quer ser parceiro dos restaurantes.”
O Rappi chegou ao Brasil em 2017 e atualmente está presente em 50 cidades com o marketplace. O objetivo é ampliar esse número para 300 cidades.
Volta da 99Food e taxa zero
Na semana passada, a 99Food abriu o cadastro para restaurantes de todo o Brasil que querem integrar a plataforma de delivery de comida. Os restaurantes não vão precisar pagar comissão nem mensalidade por 24 meses, ou seja, por dois anos.
A 99Food diz que, sem custos embutidos e estruturas de comissão, os donos de restaurantes poderão lucrar mais por pedido. Assim, vão conseguir oferecer, para os clientes, os mesmos preços que cobram por pedidos feitos no balcão.
Os anúncios da volta do 99Food e da taxa zero do Rappi ocorrem num momento que marca a possível entrada de outra gigante chinesa no mercado de delivery do Brasil, a Meituan. Atualmente, o setor é amplamente dominado pelo iFood, que detém cerca de 80% do setor, segundo a Abrasel.
Por: Aiana Freitas