O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará aos EUA para apresentar um plano de investimentos aos representantes das empresas
O Brasil quer atrair investimentos estrangeiros na área da tecnologia. Um dos principais objetivos é garantir parcerias com gigantes do setor para obter os recursos necessários para a construção de data centers no país.
Para isso, o governo Lula finalizou o Plano Nacional dos Data Centers, que será agora apresentado a executivos da Amazon e da Nvidia durante viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos Estados Unidos, segundo o UOL.
Regime de benefícios fiscais visa atrair investimentos
- A ideia de Haddad é oferecer incentivos fiscais para atrair investidores em potencial.
- As empresas estariam isentas da cobrança dos principais impostos federais: PIS, Cofins, IPI e taxas de importação.
- Em troca, elas precisariam cumprir exigências de sustentabilidade, reservar poder computacional para o mercado nacional e destinar parte da receita a pesquisas na área.
- O Ministério das Finanças estima que a estratégia pode garantir cerca de R$ 2 trilhões em investimentos relacionados ao setor de IA e outras tecnologias na próxima década.

Brasil quer se aproveitar de seu potencial energético
O objetivo do governo brasileiro é apresentar o potencial do país como um centro de infraestrutura sustentável. Para isso, Haddad quer aproveitar a abundante oferta de energia renovável existente por aqui.
Este é justamente um dos gargalos do setor, que depende de uma grande quantidade de energia para treinar modelos de IA, por exemplo. Dessa forma, o fato de o Brasil ser uma das potências globais de energia verde pode interessar, e muito, empresas que querem investir no setor, mas que têm preocupações ambientais.
Esta também pode ser uma forma do Brasil se aproveitar da guerra comercial entre China e Estados Unidos, se apresentando como um destino interessantes para investimentos estrangeiros em uma área tão valorizada nos últimos anos.