Série conta com oito modelos de código aberto e marca a estreia da gigante chinesa nos chamados “modos de pensamentos híbridos”
A gigante chinesa Alibaba anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento do Qwen3, a mais recente geração da família Qwen de modelos de linguagem de grande porte. Em uma postagem em seu blog, a empresa disse que a novidade representa “um marco significativo” em sua jornada rumo à inteligência artificial geral (AGI) e à superinteligência artificial (ASI).
A série, conforme relatado pela rede CNBC, inclui oito variações que abrangem uma variedade de arquiteturas e tamanhos, oferecendo aos desenvolvedores flexibilidade para criar aplicativos de IA para dispositivos de ponta, como smartphones.
De acordo com o Alibaba, o modelo principal, o Qwen3-235B-A22B, alcança resultados competitivos em avaliações de benchmark de codificação, matemática, capacidades gerais, quando comparado a outros modelos de ponta, como DeepSeek-R1, o1 (OpenAI), o3-mini (OpenAI), Grok-3 (xAI) e Gemini-2.5-Pro (Google).
“Acreditamos que o lançamento e o código aberto do Qwen3 promoverão significativamente a pesquisa e o desenvolvimento de grandes modelos de base. Nosso objetivo é capacitar pesquisadores, desenvolvedores e organizações em todo o mundo a construir soluções inovadoras usando esses modelos de ponta”, destacou a companhia.
Modos de pensamentos híbridos
Os modelos Qwen3 introduzem uma abordagem híbrida para a resolução de problemas. Eles suportam dois modos. O primeiro é o Modo de Pensamento, no qual o modelo leva tempo para raciocinar passo a passo antes de fornecer a resposta final. É ideal para problemas complexos que exigem uma reflexão mais profunda.
O segundo é o Modo Não Pensante, em que o modelo fornece respostas rápidas e quase instantâneas, adequadas para perguntas mais simples, nas quais a velocidade é mais importante que a profundidade.
“Essa flexibilidade permite que os usuários controlem a quantidade de ‘pensamento’ que o modelo realiza com base na tarefa em questão”, explicou o Alibaba. “Crucialmente, a integração desses dois modos aumenta significativamente a capacidade do modelo de implementar um controle de orçamento de pensamento estável e eficiente.”
A nova geração Qwens3 suporta 119 idiomas e dialetos e já está disponível gratuitamente para usuários individuais em plataformas como Hugging Face e GitHub, bem como na interface web do Alibaba Cloud. O modelo também está sendo usado para alimentar o assistente de IA do Alibaba, o Quark.
Em uma declaração à CNBC, Wei Sun, analista principal de inteligência artificial da Counterpoint Research, disse que a nova série é um “avanço significativo, não apenas por seu desempenho de primeira linha”, mas também por vários recursos que apontam para o “potencial de aplicação dos modelos”.
Por: Renata Turbiani