A chinesa está atrás apenas do Mercado Livre, que lidera, e da Shopee, em segunda posição

Apesar dos desafios enfrentados em fevereiro, o mês de março foi positivo para os e-commerces brasileiros. De modo geral, o comércio eletrônico do país avançou 9,5% na comparação mensal. A varejista chinesa Temu ultrapassou os 216 milhões de acessos no período, marcando o melhor mês da marca até então e superando a Amazon entre os maiores e-commerces do Brasil.

Agora figurando como a terceira plataforma de comércio eletrônico do País, a chinesa está atrás apenas do Mercado Livre, que lidera, e da Shopee, em segunda posição. A Temu obteve, em março, aproximadamente 19 milhões de acessos a mais do que a Amazon, que até então ocupava a terceira posição no top 10.

A Temu ultrapassou a Amazon em um mês em que os acessos da empresa americana também cresceram. Os dados, extraídos do Relatório dos Setores de Março da Conversion.

A categoria de cosméticos foi uma das que apresentou maior crescimento na comparação mensal, com alta de 8,8%. O destaque ficou por conta da Sephora, que registrou crescimento de 33,3%, subindo duas posições no ranking.

Outra empresa que subiu de posição foi o Boticário, que chegou ao 1º lugar no ranking do setor. Natura e Beleza na Web completam o top 3.

Em março, 78% dos acessos a e-commerces no Brasil foram feitos por meio de celulares. Essa tendência crescente é confirmada pelo fato de que os aplicativos ultrapassaram o desktop na participação das visitas totais.

Duas em cada dez visitas a e-commerces no Brasil são feitas a partir de apps, enquanto 21,6% ocorrem via desktop. O principal modo de acesso continua sendo o mobile, com 56,1% das visitas totais.

Temu ultrapassa Amazon e se torna o terceiro maior e-commerce do Brasil
Crédito: Divulgação

Importados têm melhor mês da história

Se fevereiro havia sido o segundo melhor mês da história para o setor de importados, março se tornou o melhor. O setor cresceu 26,4% em relação ao mês anterior, novamente impulsionado pelos resultados recordes da chinesa Temu.

As também asiáticas Shein e AliExpress, que completam o top 3 do setor, também apresentaram crescimento em relação a fevereiro. Das 10 maiores empresas de importados do Brasil, apenas a Made in China apresentou queda em março.

Turismo volta a crescer

Após cinco meses consecutivos de queda, o setor de turismo apresentou recuperação em março, com crescimento de 9%.

O destaque foi a Latam, que cresceu 22% na comparação mensal e chegou à segunda posição no ranking do setor. Booking e Airbnb completam o pódio. Ainda no setor, os aplicativos tiveram um avanço de 8,4%.

Por: Redação em Mercado e Consumo