Dona do ChatGPT já teria um protótipo sendo testado internamente, com recurso de geração de imagens e feed.
A OpenAI, criadora do ChatGPT, está desenvolvendo uma nova rede social com proposta semelhante à do X (antigo Twitter), segundo informações divulgadas nesta terça-feira (15/04) pelo site The Verge. O projeto estaria nos estágios iniciais, mas já com um protótipo interno para testes, que integra geração de imagens via ChatGPT a um feed social.
Fontes ouvidas pelo site afirmam que o CEO da OpenAI, Sam Altman, tem compartilhado a ideia com pessoas de fora da empresa e pedido opiniões sobre a nova plataforma. Ainda não há informações se a rede será lançada como um aplicativo independente ou se funcionará como um recurso adicional dentro do próprio ChatGPT.
Sam Altman x Elon Musk
Vale ressaltar que, dado o histórico de conflitos entre Sam Altman e Elon Musk, não se pode descartar a possibilidade de que o projeto seja mais um capítulo da disputa entre os dois. Conforme o Tecnoblog noticiou na última quinta-feira (10/04), os advogados da OpenAI apresentaram um documento a um tribunal dos EUA no qual pedem que Musk seja impedido de mover “novas ações ilegais e injustas, e ser responsabilizado pelos danos que já causou”.
Em fevereiro, Elon Musk fez uma proposta de US$ 97,4 bilhões para comprar a OpenAI. Altman recusou — e respondeu que poderia, ele mesmo, adquirir o X por US$ 9,74 bilhões. Segundo a empresa, o bilionário tem feito ataques contra a companhia por meio de declarações à imprensa e campanhas maliciosas.
Contudo, caso o plano da nova rede social vá adiante, a possível entrada da OpenAI no mercado de redes sociais também colocaria a empresa em rota de colisão com a Meta, de Zuckerberg, que enfrenta um processo judicial nos EUA que pode obrigar a venda do Instagram e do WhatsApp.
Meses atrás, após rumores de que a Meta estaria desenvolvendo um aplicativo para rivalizar com o app do ChatGPT, Altman reagiu e escreveu no X: “Ok, tudo bem, talvez façamos um aplicativo social”.
Ainda de acordo com o The Verge, a proposta da nova rede social da OpenAI é permitir que a IA ajude os usuários a criar e compartilhar conteúdo de maneira mais eficiente — e que isso teria sido inspirado na forma como o Grok foi recentemente integrado ao X. Segundo uma fonte ouvida pelo site, a “integração do Grok com o X deixou todo mundo com inveja”.
Com informações do The Verge e Reuters
Por: Bruno Andrade