A vivo Mobile anunciou um investimento massivo para o Brasil e começará a vender seus smartphones no país nos próximos meses. Sob o nome de Jovi, a companhia chinesa trará seus principais produtos para o mercado nacional, e já começou a fabricação de alguns exemplares na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

Em um comunicado enviado à imprensa, a fabricante aponta o desejo de fomentar o desenvolvimento local e ser mais uma opção de compra para os usuários, aumentando a competitividade no setor. Dentre os destaques também há citações para tornar o suporte técnico e o serviço de pós-venda mais acessível ao público.

Para o Brasil, os representantes da empresa apontam que querem oferecer “soluções que simplificam a vida cotidiana dos consumidores”. Além dessa temática, a empresa promete trazer produtos com câmeras bem avançadas e design elegante — algo que a fabricante realmente parece fazer bem, pelo menos na Ásia.

Smartphones da vivo chamam a atenção por conta do acabamento encorpado (Imagem: vivo)

Assim como algumas concorrentes chinesas, a Jovi (vivo) aposta em câmeras com lentes de empresas parceiras, que neste caso fica com a ZEISS. A empresa foca no desenvolvimento de câmeras de alta performance e opera em um esquema similar ao que a Xiaomi tem de parceria com as lentes da Leica, e a OnePlus com a Hasselblad.

vivo Mobile é forte na China

Presente em mais de 60 países, a vivo Mobile é uma grande potência no continente asiático, chegando a ter 18% de participação de mercado no quarto trimestre de 2024, segundo dados da agência Counterpoint. Já de acordo com uma pesquisa da CINNO Research, especializada em consultoria, a vivo fica bem próxima da Oppo em vendas na China, mas está bem atrás da Xiaomi, que domina o mercado.

A vivo vem de inovações interessantes na última década, desde quando anunciou o x1, smartphone mais fino do mercado em 2012, e quando iniciou sua expansão internacional em 2014. De lá para cá, a fabricante tem feito barulho no mercado gringo e recentemente vem chamando atenção por conta da qualidade de suas câmeras.

Inicialmente, para o Brasil, a empresa parece fazer apostas mais pautadas no segmento intermediário. Embora não tenha anunciado os nomes dos produtos que chegarão ao mercado, o Jovi V50 Lite 5G, foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já está autorizado a ser vendido no país.

Smartphone vivo V50 Lite
Chegada de mais uma chinesa no segmento intermediário promete acirrar a competição entre diversas marcas (Imagem: vivo)

O smartphone teve especificações vazadas pelo site Tecnoblog, e deve chegar com chip Dimensity 6300 da MediaTek, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. A bateria deve surpreender, já que pode ter capacidade máxima de 6.500 mAh para bastante autonomia energética.

Além dessas características, o modelo deve utilizar uma câmera com sensor principal de 50 MP e outra de 8 MP, além de uma câmera frontal de 32 MP. O flash deve ser do tipo ring light, voltado para produção de conteúdo.

Por que a vivo não é vivo no Brasil?

Caso você já tenha estranhado o nome vivo e confundido com a operadora de telefonia Vivo, boa parte da pergunta já foi respondida. A mudança para o nome Jovi se dá também por questões legais e jurídicas, mas também para não induzir o consumidor ao erro.

Diferente da vivo Mobile, a Vivo que conhecemos pelos chips e serviços de internet é uma marca que está sob a tutela da Telefônica, uma empresa espanhola do ramo das telecomunicações.

O nome Jovi também não é totalmente inédito, já que assim era chamado o assistente virtual dos dispositivos da vivo Mobile. Contudo, parece um nome um tanto quanto diferente para se referir a uma marca de celulares.

Além da vivo com a marca Jovi, nos últimos meses a Honor anunciou sua chegada oficial ao mercado brasileiro, prometendo lançamentos simultâneos e assistência técnica. Para ficar ligado nesse e em outros lançamentos, basta continuar acessando o site do TecMundo.

Por: Felipe Vidal