Dez alunos do Novo Ensino Médio da rede pública estadual, em uma parceria entre o Senai Mato Grosso e a Seduc-MT, embarcam na próxima segunda-feira (14.04) para Houston, nos Estados Unidos, onde participam da FIRST Championship, conhecido como o Mundial de Robótica, que acontece entre os dias 16 e 19.04.
Juntos, os estudantes Carolina Santos, Eduardo Vidal, Gabriel Batista, Ketlen Carvalho, Luiz Antônio de Lima, Rafael Vieira, Thiago Sousa, Vagner Lorençato Junior, Raul Trennepohl e Yuri Ribeiro, acompanhados dos mentores Marco Aurélio Fernandes, Maisson Iuri Nascimento, Adriele Muniz e equipe técnica do Senai Mato Grosso, formam a Mutum-X, equipe criada há menos de um ano, mas que já acumula uma série de vitórias em competições.
Neste ano, 12 equipes brasileiras de robótica FRC – First Robotics Competition, entre elas a Mutum-X, competem pela premiação mundial nos Estados Unidos. A equipe mutuense conquistou a vaga após ficar em segundo lugar no torneio regional de FRC, realizado em março, em São Paulo (SP).
Os jovens estudam nas escolas estaduais José Aparecido Ribeiro e Tiradentes e fazem o ensino integrado no Senai de Nova Mutum, em cursos como Mecatrônica, Administração e Mecânica Industrial. Essa é a primeira vez que os dez estudantes vão sair do país, e além de ser uma oportunidade de participarem da competição, os jovens também vão conhecer novas culturas, fazer contatos com outros estudantes e desenvolver habilidades socioemocionais.
“A parceria do Senai e da Seduc, por meio do Novo Ensino Médio, vai muito além da robótica e das competições. É por meio dessa parceria que desenvolvemos habilidades como raciocínio lógico, o pensamento computacional, a análise crítica e o trabalho em equipe, fundamentais para o mercado. Mais do que estudantes, estamos formando verdadeiros talentos para acompanhar o desenvolvimento da indústria”, disse o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa integração reafirma o compromisso da Seduc em investir no futuro dos jovens, garantindo que eles se tornem protagonistas em um mundo em constante transformação. “Estamos não apenas formando profissionais qualificados, mas também jovens prontos para contribuir com a sociedade e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso”, concluiu.
História da equipe
Criada em 2024, a equipe #10291, a Mutum-X, teve sua primeira vitória em sua primeira competição, que ocorreu na Off Season, realizada no mesmo ano em Cuiabá. Junto com as equipes Agrotech (Senai Várzea Grande) e Under Control (RS), a Mutum-X consagrou-se vencedora junto da aliança e, assim, começou sua história na robótica FRC.
Já nesta temporada, a equipe conquistou o segundo lugar no torneio regional de FRC, realizado em São Paulo. Na ocasião, o time também conquistou o prêmio “Rookie All-Star Awards”, que reconhece a equipe novata de maior destaque na competição.
Por fim, a vaga para o mundial se deu por meio do critério “Regional Pool”, em que a FIRST – organizadora dos eventos – seleciona as equipes com melhor desempenho individual ao longo dos eventos regionais.
Acompanhe a equipe no instagram:https://www.instagram.com/mutumx10291/
FRC
A FIRST Robotics Competition (FRC) é a maior competição de robôs do mundo, reunindo jovens do ensino médio, que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura.
Desde 2023, o Senai Mato Grosso, em parceria com a Seduc, envia uma equipe ao mundial. Em 2023, foi a Agrobot (Senai Rondonópolis), em 2024, a Canintech (Senai Sinop) e neste ano, será a Mutum-X (Senai Nova Mutum).
Por: Julia Oviedo