A tecnologia na educação e na robótica FRC inspira duas equipes veteranas do Senai Mato Grosso, a Agrotech (Várzea Grande) e a Agrobot (Rondonópolis). Os robôs também fazem analogia à agroindústria, como é o caso do Safra V da Agrotech.

Os alunos explicam que cada competição é uma safra diferente. A equipe criada em 2023, já teve oportunidade de “colher” diversas safras. A mais recente, ocorreu durante o Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília na semana passada.

Entre 59 equipes de FRC participantes, a Agrotech teve uma excelente colocação, conquistando o terceiro lugar em aliança com as equipes Alphabots (SP) e Under Control (RS). A equipe várzea-grandense repetiu o feito de 2024, quando alcançou o mesmo resultado na mesma competição.

Mas agora, de acordo com o mentor da equipe, José Marcelo Lima, a equipe quer mesmo repetir o feito da Off Season realizada em Cuiabá e alcançar o título de campeões.

“Em Brasília foi um campeonato de muito aprendizado. Conseguimos identificar alguns pontos de melhoria no robô e nas estratégias da equipe. Dessa forma, já realizamos algumas alterações na mecânica, ajustamos a programação e estamos praticando para chegar mais fortes em São Paulo. Nossa expectativa é repetir o feito da Off-Season e mais uma vez ter a Agrotech #9169 como campeã do torneio”, disse José Marcelo.

Fazem parte da equipe os alunos Álvaro Rodrigues (Sesi Escola), Daniel Carlos (Escola Estadual Júlio Muller), Daniel Ribeiro (Escola Estadual Maria Leite Marcoski), Hadassa Franco (Sesi Escola), Lyzandro Da Silva (Sesi Escola), Mayk Alves (Escola Estadual Maria Leite Marcoski), Miguel Lemos (Escola Estadual Júlio Muller), Rubem Inocêncio (Escola Militar Tiradentes) e Victor Hugo Alves (Escola Estadual Maria Leite Marcoski).

.
Equipe Agrobot durante Mundial em Houston, em 2023

Agrobot e o robô Vortex

Já a Agrobot, a representante rondonopolitana, vai ainda mais longe: em 2023, conquistaram o título de campeões no Regional de São Paulo e garantiram vaga no FIRST Championship, o mundial da robótica FRC, realizado em Houston, Texas.

A temporada de FRC, que se chama REEFSCAPE e tem um forte apelo da proteção aos oceanos, inspirou o robô da equipe Agrobot. “O Vortex é um nome que simboliza a força e o dinamismo de um redemoinho oceânico — sempre em movimento e imparável. Assim como um vórtice, ele supera desafios e puxa a vitória para a equipe”, destacou o mentor da equipe, Djair.

Com aproximadamente 50 kg, o Vortex possui um perímetro de 700×700 mm e mede 1,05 m em repouso, podendo alcançar 2,05 m com o elevador totalmente estendido. Para otimizar seu desempenho na arena, a equipe desenvolveu mecanismos automatizados que tornam suas funções ainda mais eficientes, garantindo maior precisão nas jogadas.

Além disso, o Vortex foi projetado para coletar algas de forma inovadora, tornando a estratégia da equipe mato-grossense ainda mais eficaz.

.
Equipes levam referência do agro para a arena da FRC

Fazem parte da equipe os alunos Letícia Freitas, da Escola Estadual La Salle, Carlos Eduardo Brito, da Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva, José Guilherme Gonçalves, Francisca Jamilly Ferreira, Matheus Menezes e Hendryos da Silva, da Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho, João Vitor Gomes, da Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, Kawan Oliveira e Maria Clara Centurião, da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva e Lucas Gabriel dos Santos, da Escola Estadual Marechal Dutra.

FRC

A FIRST Robotics Competition (FRC) é a maior competição de robôs do mundo, reunindo jovens do ensino médio, que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

Neste ano, o Senai Mato Grosso envia nove equipes para a Etapa Regional Brasil de FRC, sendo elas: Agrobot (Rondonópolis), Agrotech (Várzea Grande), Biobots (Barra do Bugres), Canintech (Sinop), Forest Guardians (Alta Floresta), HarvBot (Sorriso), LuverControl (Lucas do Rio Verde), Mutum-X (Nova Mutum) e Pantanal Bots (Cáceres).

Por: Julia Oviedo, em SENAI – MT