O Google está lançando um novo recurso experimental “AI Mode” na Pesquisa que parece assumir serviços populares como o Perplexity AI e o ChatGPT Search da OpenAI. A gigante da tecnologia anunciou na quarta-feira que o novo modo foi projetado para permitir que os usuários façam perguntas complexas e com várias partes e acompanhamentos para se aprofundar em um tópico diretamente na Pesquisa Google.
O Modo IA está sendo lançado para assinantes do Google One AI Premium a partir desta semana e pode ser acessado pelo Search Labs , o braço experimental do Google.
O recurso usa uma versão personalizada do Gemini 2.0 e é particularmente útil para perguntas que precisam de mais exploração e comparações, graças aos recursos avançados de raciocínio, pensamento e multimodalidade.
Por exemplo, você pode perguntar: “Qual é a diferença nos recursos de monitoramento do sono entre um anel inteligente, um smartwatch e um tapete de monitoramento?”
O Modo AI pode então fornecer uma comparação detalhada do que cada produto oferece, juntamente com links para artigos dos quais ele está extraindo as informações. Você pode então fazer uma pergunta de acompanhamento, como: “O que acontece com sua frequência cardíaca durante o sono profundo?” para continuar sua pesquisa.

O Google diz que, no passado, seriam necessárias várias consultas para comparar opções detalhadas ou explorar um novo conceito por meio de pesquisas tradicionais.
Com o Modo IA, você pode acessar conteúdo da web, mas também acessar fontes em tempo real, como o Knowledge Graph, informações sobre o mundo real e dados de compras de bilhões de produtos.
“O que estamos vendo nos testes é que as pessoas estão fazendo perguntas que são cerca de duas vezes o comprimento da consulta da pesquisa tradicional, e elas também estão acompanhando e fazendo perguntas de acompanhamento cerca de um quarto do tempo”, Robby Stein, VP de Produto do Google Search, disse ao TechCrunch em uma entrevista. “E então eles estão realmente chegando a essas perguntas talvez mais difíceis, aquelas que precisam de mais idas e vindas, e achamos que isso cria uma oportunidade expandida de fazer mais com a pesquisa do Google, e é com isso que estamos realmente animados.”
Stein observou que, à medida que o Google lançou o AI Overviews , um recurso que exibe um instantâneo das informações no topo da página de resultados, ele percebeu que os usuários queriam uma maneira de obter esse tipo de resposta com tecnologia de IA para ainda mais pesquisas, e é por isso que a empresa está introduzindo o Modo IA.
O Modo IA funciona usando uma técnica de “fan-out de consultas” que emite várias pesquisas relacionadas simultaneamente em várias fontes de dados para então reunir esses resultados em uma resposta fácil de entender.

“O modelo aprendeu a realmente priorizar a factualidade e a respaldar o que diz por meio de informações que podem ser verificadas, e isso é muito importante, e ele presta atenção extra a áreas realmente sensíveis”, disse Stein. “Então, isso pode ser saúde, por exemplo, e onde não é confiante, ele pode realmente responder com uma lista de links da web e URLs da web, porque isso é mais útil no momento. Ele fará o melhor e será mais útil dado o contexto das informações disponíveis e o quão confiante ele pode ser na resposta. Isso não significa que ele nunca cometerá erros. É muito provável que cometa erros, como acontece com todo novo tipo de tecnologia de IA nova e de ponta que é lançada.”
Como este é um experimento inicial, o Google observa que continuará a refinar a experiência do usuário e expandir a funcionalidade. Por exemplo, a empresa planeja tornar a experiência mais visual e também apresentar informações de uma variedade de fontes diferentes, como conteúdo gerado pelo usuário. O Google está ensinando o modelo a determinar quando adicionar um hiperlink em uma resposta (por exemplo, reserva de ingressos) ou quando priorizar imagem ou vídeo (por exemplo, consultas de como fazer).
Os assinantes do Google One AI Premium podem acessar o Modo AI optando pelo Search Labs e, em seguida, inserindo uma pergunta na barra de pesquisa e tocando na aba “Modo AI”. Ou eles podem navegar diretamente para google.com/aimode para acessar o recurso. No celular, eles podem abrir o aplicativo do Google e tocar no ícone “Modo AI” abaixo da barra de pesquisa na tela inicial.
Como parte do anúncio de hoje, o Google também compartilhou que lançou o Gemini 2.0 para AI Overviews nos EUA. A empresa diz que o AI Overviews agora poderá ajudar com perguntas mais difíceis, começando com codificação, matemática avançada e consultas multimodais. Além disso, o Google anunciou que os usuários não precisam mais fazer login para acessar o AI Overviews, e o recurso agora está sendo lançado também para usuários adolescentes.
Por: Aisha Malik