A Prefeitura de Paranhos registrou um boletim de ocorrência na quarta-feira, 19 de fevereiro, após identificar um ataque cibernético que comprometeu sistemas da administração pública. Conforme a Procuradoria Municipal, os sistemas SIP-Folha (Recursos Humanos), SCPI (Contabilidade) e SIA (Tributação) foram acessados de maneira indevida.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, o incidente veio acompanhado de uma tentativa de extorsão. Criminosos enviaram um e-mail à Prefeitura exigindo o pagamento de R$ 12 mil para evitar o vazamento de dados sensíveis. Na mensagem, os criminosos afirmaram ter deixado arquivos comprometedores na rede e ameaçaram divulgá-los caso a quantia solicitada não fosse paga.
Segundo a Procuradoria, a conduta se enquadra no crime de extorsão, previsto no artigo 158 do Código Penal Brasileiro, que caracteriza a obtenção de vantagem econômica mediante grave ameaça. Além disso, o acesso indevido aos sistemas municipais também configura o crime de invasão de dispositivo informático, conforme o artigo 154-A do Código Penal.
Diante da gravidade da situação, a Procuradoria Municipal solicitou a investigação do caso e a adoção das providências necessárias para identificar os responsáveis, além de medidas para minimizar os danos causados pelo ataque. Como prova, foram anexados ao boletim de ocorrência os e-mails recebidos dos criminosos, além de arquivos armazenados em um HD.
Fonte: Amambai Notícias/Grupo A Gazeta