Quando os astronautas retornam de missões espaciais de longo prazo, não é incomum que eles não consigam andar por conta própria, por causa dos músculos enfraquecidos pelo tempo passado no espaço
Uma das astronautas da NASA presas na Estação Espacial revelou que perdeu a capacidade de executar várias tarefas básicas depois de ficar presa no espaço por oito meses.
Sunita Williams admitiu esta semana que se esqueceu de como é andar depois de passar 234 dias em microgravidade, relata o Daily Mail.
“Agora mesmo estou tentando lembrar como é andar. Nesse tempo todo, eu não andei. Não sentei. Não deitei”, disse ela, durante uma videochamada com alunos da Needham High School em Massachusetts na segunda-feira.
Williams, 59, e seu companheiro de tripulação, Barry Wilmore, 62, deveriam passar oito dias na ISS quando embarcaram em sua missão em 5 de junho, mas a cápsula da Boeing que os levou sofreu problemas técnicos.
A cápsula apresentou vazamentos de hélio e mau funcionamento do propulsor antes, durante e depois do lançamento.
Em agosto, a NASA decidiu que a Starliner não era adequada para levar os astronautas de volta com segurança para casa e anunciou que Williams e Wilmore pegariam uma carona de volta à Terra na cápsula Crew-9 da SpaceX, que atualmente está atracada na ISS.
A cápsula retornou à Terra vazia, deixando os dois astronautas presos na ISS até pelo menos o final de março, quando eles podem pegar uma carona para casa na nave espacial Crew-9 da SpaceX.
A NASA disse anteriormente que a Crew-9 retornaria para casa em fevereiro, mas a agência mudou o cronograma da missão em dezembro.
Em uma declaração, as autoridades explicaram que a SpaceX precisava de mais tempo para concluir o trabalho na cápsula Crew-10, que deve ser lançada para a ISS antes que a Crew-9 possa deixar a ISS.
Assim, o retorno dos astronautas foi adiado para o final de março. Nessa época, eles terão passado oito meses no espaço.
Durante longas missões espaciais, a microgravidade afeta os corpos dos astronautas, causando deterioração significativa dos músculos e ossos.
Para cada mês no espaço, os ossos que suportam peso dos astronautas se tornam cerca de um por cento menos densos se eles não tomarem precauções para conter essa perda, de acordo com a NASA.
E seus músculos, que geralmente são ativados simplesmente se movendo pela Terra, também enfraquecem porque eles não precisam mais trabalhar tanto, diz a agência.
Quando os astronautas retornam de missões espaciais de longo prazo, não é incomum que eles não consigam andar por conta própria.
Por Marisa Adán Gil