O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso fechou 2024 atendendo a 369 empresas em serviços de consultoria, metrologia e de pesquisa e inovação. Este resultado consolida o complexo tecnológico vinculado ao Senai MT como uma referência em inovação e tecnologia em Mato Grosso.
Os serviços em consultoria, que envolvem soluções para os negócios em diferentes áreas, ganharam destaque atendendo a maioria destas empresas, sendo 267 delas. Nas consultorias também estão os atendimentos prestados por programas como o Brasil Mais Produtivo, Base Segura e Sebratec.
Ao todo, o Instituto Senai prestou mais de 30 mil horas de atendimentos, resultando em um aumento de produtividade média das empresas de 47% e uma redução de consumo média de 29%.
Já os serviços de ensaios metrológicos que é realizado nas áreas de Alimentos e Bebidas e Construção Civil foram responsáveis pelo atendimento de 87 empresas. No montante, mais de 23 mil ensaios foram realizados ao longo do ano passado.
Por fim, os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação foram responsáveis pelo atendimento de 15 empresas e mais de 19 mil horas de atividades, gerando mais de R$ 3,4 milhões em receitas provenientes das pesquisas.
Senai Hub – Top 1
O Senai Hub é um ecossistema de inovação vinculado ao Instituto Senai que apoia não só as agroindústrias de Mato Grosso, mas também as startups de base tecnológica. Foi, inclusive, por sua atuação em 2024 que o hub mato-grossense foi premiado como Top 1 de inovação regional do país no Open Innovation Awards 2024, a maior premiação de inovação aberta da América Latina.
Programas de inovação aberta como o Agro.ind, que conecta agroindústrias e startups, e o Brazilian Techs Connection (BTEC), programa de internacionalização de soluções agroindustriais, contribuíram para esse resultado.
O Senai Hub realizou ao longo de 2024 mais de 90 visitas a indústrias, levantando 98 desafios destas empresas para serem solucionados.
Agro.ind e BTEC
Ainda em 2024, o Instituto Senai finalizou a primeira etapa do programa Agro.ind, que atendeu a sete agroindústrias, com 19 desafios propostos e solucionados por 13 startups de todo o país. Também no ano passado, o Instituto Senai lançou a segunda edição do programa, que ainda está em fase de seleção das startups.
O programa BTEC também foi uma das iniciativas do Instituto Senai que ganharam destaque ao longo do ano. Em parceria com o Senai do Rio Grande do Sul, com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Senai liderou a missão internacional do programa ao estado de Illinois, nos Estados Unidos.
Uma intensa agenda de visitas a indústrias, fazendas, centros de inovação e universidades promoveu conexões estratégicas de negócios para as startups de tecnologia brasileiras no país norte-americano.
Centro de Inteligência Agroindustrial
Em agosto de 2024, durante a realização da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini lançou o Centro de Inteligência Agroindustrial, que unifica as atividades do Instituto Senai e da Fatec Senai.
O centro terá a missão de conectar as necessidades de agroindústrias com uma vasta rede de inteligência, criando um ambiente onde inovação, eficiência e sustentabilidade se encontram, atuando em plataforma.
Texto: Julia Oviedo