Confira os posts que confundiram internautas, geraram furiosas discussões e memes nas redes
A disseminação da inteligência aritificial fez com que usuários ficassem ainda mais ousados em sua divulgação de fake news, usando imagens manipuladas pela tecnologia capazes de enganar até usuários atentos – pelo menos por algumas horas.
Da Torre Eiffel em chamas a Taylor Swift apoiando Trump, do anúncio falso de Gisele Bundchen à barba instantânea de Mark Zuckerberg, conheça algumas das imagens fake mais comentadas do ano.
O ano de 2024Confira algumas das imagens fake mais comentadas do ano.
Moeda de Cristiano Ronaldo?
Portugal não lançará uma moeda em homenagem ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo, informou o site português Notícias ao Minuto em setembro. Apesar das imagens da nova moeda terem tomado a internet no dia 20, a notícia era totalmente falsa. Segundo informou uma fonte da Casa da Moeda ao Notícias ao Minuto, nunca houve planos de lançar uma moeda desse tipo. A fonte afirmou ainda que as imagens da moeda que circularam na internet foram criadas digitalmente, possivelmente usando inteligência artificial.
Torre Eiffel em chamas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/e/X/CBSjtWR8eWmYzJ8sQqwA/fakeeiffel.jpg)
Uma publicação no TikTok em 21 de janeiro de 2024 mostrava um vídeo com a torre Eiffel em Chamas e a legenda: “Torre Eiffel pegou fogo e não realizei o sonho de ir lá”. O vídeo fake percorreu diversos países e idiomas, e conseguiu centenas de milhares de visualizações. Ao mesmo tempo, câmeras instaladas em edificações próximas mostravam que nada havia acontecido com o monumento – a não por um pouco de neve em sua estrutura, por conta do inverno local.
A foto do eclipse era linda…só que não
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/c/N/eJAOWtRruucpYBqxPMDQ/fakeeclipse.jpg)
No dia 8 de abril, um eclipse total do sol causou furor em todo o mundo – especialmente no hemisfério norte, onde seria possível avistar o fenômeno com mais clareza. Naquela noite, milhares de fotos do eclipse invadiram as redes, mas uma delas chamava mais a atenção, por se parecer com algo saído de um filme de ficção científica. Análises de veículos jornalísticos chegaram à conclusão, porém, de que é imagem era falsa, gerada por IA.
Davi Britto e o helicóptero fantasma
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/E/i/gzqABxQTKDKgJl86UHzA/fakedavi.jpg)
Depois de ganhar o BBB de 2024, Davi Brito, 22, fez uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante sua estadia, postou diversas fotos, mas uma em especial chamou a atenção do público.“O sonho é grande e, por mais que pareça distante, não espere. Corra atrás e vá buscar. #Visionário”, escreveu Davi Brito na legenda da publicação do Instagram. De pé em um carro sem capota, ele celebrava o momento. Enquanto isso, um helicóptero parecia prestes a pousar nas proximidades. Mas os próprios usuários notaram que a foto estava estranha. “O piloto do helicóptero pulou de vergonha?”, brincou uma usuária. O consenso foi geral: o helicóptero era fake, colocado sobre a imagem original.
Anúncio falso de Gisele Bundchen
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/r/B/e6gtR6QKaLl7Oy8TVXCw/fakegi.jpg)
No dia 5 de agosto, Gisele Bündchen foi às redes sociais para denunciar um golpe na internet e alertar seus fãs para não caírem na armadilha. Nos Stories, a modelo comparilhou um print de um conteúdo patrocinado, explicando que se treatava de um anúncio falso, feito com IA. “Tem várias contas fazendo anúncio falso com a minha imagem e voz manipulada pela inteligência artificial. Cuidado para não ser vítima de fraude. Denuncie!”, escreveu na legenda da foto.
Taylor Swift não endossou Donald Trump
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/4/h/B5VAaoRNWwmHCRIm6dPA/faketaylor.jpg)
Também em agosto, no dia 20, o então candidato à presidência dos EUA Donald Trump postou em suas redes uma imagem falsa da cantora Taylor Swift pedindo votos para ele. No mesmo post, outras imagens mostravam “fãs” da cantora com camisetas de apoio ao candidato. Swift foi às redes desmentir o falso suporte. No dia 11 de setembro, Swift foi às redes dizer que apoiava Kamala Harris, a candidata do partido Democrata. “Votarei em Kamala Harris e Tim Walz nas eleições presidenciais de 2024”, escreveu. “Acho que ela é uma líder talentosa e firme, e acredito que podemos realizar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”.
Kate Perry no Met Gala?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/0/f/ug213NS4u3z5WlrugiZQ/fakekate.jpg)
Ela não chegou nem perto do tapete vermelho do MET Gala, e mesmo assim virou o assunto do dia. No dia 5 de maio, as redes sociais foram tomadas por fotos da cantora Kate Perry com um vestido cheio de apliques de flores em sua entrada no baile do Metropolitam Museum of Art, em Nova York. A foto parecia autência, já que o vestido se encaixava no tema de “Belas Adormercidas” proposto pelos organizadores. Mas era totalmente fake, como ela mesmo admitiu em postagem no Instagram.
Mark Zuckerberg de barba
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/p/E/BETeLLT8SlTnhW9FdCIw/fakezuck.jpg)
Um post em que Mark Zuckerberg, CEO da Met (dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram), aparecia pela primeira vez de barba, alcançou 893 mil visualizações e mais de 18 mil curtidas em abril. Nas respostas, alguns usuários diziam acreditar que ele havia ficado mais bonito com o novo visual. Detalhe: a barba era apenas um efeito criado com IA. Nos comentários de um post no Instagram, o empresário perguntou: “Ok, quem fez isso?”.
Disney embaixo da água
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2024/6/E/8WD2glTZ2SNMYylriTEQ/fakedisney.jpg)
Quando o furacão Milton atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos, em outubro, uma das imagens fake que ganhou tração foi a que mostrava uma área da Disney, em Orlando, totalmente inundada. Loco, duas ferramentas de detecção de conteúdo gerado por IA denunciaram que a imagem era falsa. No Brasil, a assessoria do parque também desmentiu a notícia.
Por Marisa Adán Gil