Durante a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de novembro de 2024, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou uma contribuição de 13 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 54 milhões) para o Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Com essa contribuição, o Canadá tornou-se o primeiro país a anunciar uma contribuição para a iniciativa, lançada no ano passado pelo Governo Federal, pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e pelas Nações Unidas.

Essa parceria propõe uma abordagem territorial para impulsionar o desenvolvimento humano e econômico em harmonia com os ecossistemas naturais da Amazônia. O Fundo Brasil-ONU busca mobilizar recursos para financiar projetos que gerem alternativas econômicas inclusivas e sustentáveis para fomentar o desenvolvimento da região Amazônica de forma integrada e cooperativa, com atenção às populações em situação de maior vulnerabilidade, incluindo o empoderamento de mulheres e meninas.

“A Amazônia tem imensas riquezas naturais, mas apresenta alguns dos piores indicadores socioeconômicos do país. Para cuidar da floresta, precisamos cuidar das pessoas que vivem nela”, explica a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks. “São essas pessoas que têm as experiências e os conhecimentos para que a floresta esteja protegida e possa oferecer todo o seu potencial para que cada habitante tenha uma vida digna”, completa.

Por isso, o foco nos 29 milhões de pessoas que vivem na região é a diretriz fundamental do Fundo Brasil-ONU. As iniciativas financiadas pelo fundo terão como alvos a geração de alternativas econômicas, a proteção dos modos de vida e meios de subsistência das populações e a garantia de sua segurança física, hídrica, energética, climática, sanitária e alimentar.

“O Canadá está extremamente satisfeito com a parceria com o Brasil e as Nações Unidas nessa importante iniciativa”, afirmou Emmanuel Kamarianakis, Embaixador do Canadá no Brasil. “O governo canadense tem o compromisso de proteger, conservar e restaurar a biodiversidade e combater as mudanças climáticas. Nossa colaboração com o Brasil e a ONU aumentará os esforços globais para atingir esses objetivos, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento econômico sustentável. A contribuição do Canadá para o Fundo ONU-Brasil ressalta nosso apoio a soluções locais para manter a biodiversidade e combater a mudança climática, ao mesmo tempo em que fortalece a resiliência da comunidade”, acrescentou o Embaixador Kamarianakis.

O Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é um dos Fundos Multidoadores das Nações Unidas (MPTF), um mecanimso confiável liderado pelas Nações Unidas para financiar de forma flexível, inclusiva e eficiente a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, o Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é gerido por um comitê diretivo tripartite, composto pelo Governo Federal, Consórcio da Amazônia e Sistema ONU.

Para mais informações sobre o Fundo Brasil-ONU, visite:

https://brasil.un.org/pt-br/253597-fundo-brasil-onu-para-amaz%C3%B4nia