O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) comemorou a assinatura do contrato para construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20).A assinatura foi realizada pelo governador Mauro Mendes (DEM), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Hoje é um dia histórico para Mato Grosso, um sonho se concretizando depois de uma espera de quase 50 anos. Em 5 anos a malha ferroviária chegará à Baixada Cuiabana. A ferrovia em Cuiabá foi possível graças à aprovação, no Parlamento, de uma Proposta de Emenda Constitucional e de um Projeto de Lei Complementar que deram a sustentação legal necessária. Em 2020, em co-autoria com os colegas Eduardo Botelho e Janaína Riva, apresentamos a PEC que gerou a emenda constitucional 93, aprovada por unanimidade, autorizando o governo a construir e explorar de forma direta a malha ferroviária. No início deste ano aprovamos o PLC 685 que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado. Graças a estas iniciativas parlamentares, o Executivo pode contratar esta obra que vai beneficiar muito a Baixada Cuiabana e todo o estado. Uma revolução que vai gerar mais de 100 mil empregos na nossa região”, disse o parlamentar.

E para preparar o cidadão para essas oportunidades de emprego, o deputado afirmou que o Estado vai qualificar a população para o novo momento da economia de Mato Grosso.

“No estado existem muitas pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, sem nenhum estímulo ou qualificação. Por isso, como presidente da Comissão de Fiscalização da Execução Orçamentária da ALMT e como relator da LDO, coloquei uma emenda aumentando de 10 mil para 100 mil pessoas a serem qualificadas para que possam ocupar as vagas geradas já a partir do início das obras. A própria construção da linha já oferecerá milhares de empregos”, explicou o deputado.

História de lutas

Avallone destacou os esforços de muitas lideranças para chegar aos resultados de hoje. “Embarquei nesse trem, que povoa o imaginário cuiabano, nos anos 90 como secretário de Indústria e Comércio no governo Dante de Oliveira. Tive a honra de participar dos esforços para a conclusão da ponte rodoferroviária entre SP e MS. Dante foi incisivo pela conclusão da obra junto ao governador Mário Covas e ao presidente FHC. No final do governo Dante, ainda tive o prazer de participar com ele da inauguração da ponte rodoferroviária (foto) viabilizando a chegada dos trilhos a Alto Taquari e Alto Araguaia.

Em 2019, coordenei uma audiência pública da Assembleia e Senado sobre a ferrovia, com apoio dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes. Também organizei uma visita técnica ao terminal ferroviário de Rondonópolis, com lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

Sempre defendi que a Baixada Cuiabana não poderia ficar fora desse trem. Existe hoje uma demanda para transporte de mais de 20 milhões de toneladas de produtos para Cuiabá através de contêineres. Este frete de retorno justifica a implantação de um terminal de contêineres e outro de combustíveis na região.
O contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A prevê a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos devem ser gerados durante os anos de construção da ferrovia.

Fonte: Assessoria dep. Avallone

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