Donos de carros da Tesla começaram a usar adesivos para se manifestar contra o dono da empresa, Elon Musk. A venda de acessórios que ironizam o bilionário explodiu desde que ele começou a apoiar a campanha eleitoral de Donald Trump.
Segundo o vendedor de adesivos da Etsy, Matthew Hiller, foram vendidos mais de 18 mil stickers para mais consumidores de mais de 30 países. “A venda [de adesivos] realmente estourou. O dia após a eleição foi o recorde de vendas”, disse o vendedor ao The Guardian.
Os adesivos incluem uma variedade de frases que aludem ao bilionário, tais como “Eu comprei isso antes de Elon ficar maluco” e “Clube da Tesla Anti-Elon”.
Hiller menciona que os adesivos têm proporcionado empoderamento aos consumidores. “As pessoas dizem que enfim conseguem dirigir seus Teslas de novo quando usam os adesivos”, pontuou.
Uma parte do público consumidor da Tesla é formada por pessoas que se preocupam com meio ambiente, uma pauta que tradicionalmente é mais associada ao Partido Democrata, e enxergaram na marca uma opção de veículo elétrico que não emite poluentes. Assim, não é surpresa que uma parcela dos clientes não se identifique com a guinada política de Elon Musk e sua associação com Trump, do Partido Republicano.
Tesla é gigante no mercado de elétricos
Ainda que Musk seja bastante vocal em sua inclinação política, a Tesla continua como uma das principais marcas no mercado de carros elétricos. O Tesla Model Y, o Model 3 e o Cybertruck foram os três modelos mais vendidos no terceiro trimestre de 2024, segundo levantamento da empresa Cox Automotive.
Empresas de marketing como a Caliber apontam que a reputação de Elon Musk interfere, sim, na venda dos carros da Tesla. As falas do bilionário e seu apoio à campanha de Donald Trump podem ter encolhido a base de potenciais compradores.
A participação ativa de Elon Musk no governo de Trump tem potencial para influenciar nos números da Tesla, mas o impacto disso ainda é incerto.
A preferência política de Elon Musk e decisões polêmicas aparentam afastar usuários do X, antigo Twitter. Portanto, o efeito negativo da reputação do bilionário também se manifesta em outros negócios.
Fontes: The Guardian Axios