Dez empreendedores de favelas de MT participaram da edição nacional da Expo Favela em SP realizada no último final de semana e um deles se destacou ficando em os tops 25 do país. Saiba mais.

O empreendedor de favela em Mato Grosso, Ivair Almeida que está à frente do negócio de beleza “Mizizi Espaço Afro”, ficou entre os TOPs 25 da edição deste ano da Expo Favela Innovation Brasil, realizada no último final de semana em São Paulo. O evento é a maior feira de expositores de favela do mundo, reconhecida por proporcionar excelentes oportunidades de networking, e reuniu os 10 melhores empreendedores de cada estado, escolhidos nas edições estaduais da Expo Favela.

Ivair que mantém o seu negócio no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, conta que participar da edição nacional da Expo Favela foi uma oportunidade única, onde pode estabelecer conexões valiosas com investidores e empreendedores de várias partes do Brasil.

“Foi extraordinário, uma experiência incrível. As trocas foram intensas e enriquecedoras. Cada conversa e conselho mostrou que estamos no caminho certo, levando a comunidade, a beleza afro e a inclusão para todo Brasil. É mostrar que na comunidade existem ideias inovadoras e pessoas que transformam e são capazes de fazer da periferia uma potência”, afirmou Ivair.

O negócio Mizizi Espaço Afro foi um dos 10 empreendimentos escolhidos na edição estadual da Expo Favela Innovation Mato Grosso realizada em junho deste ano para representar o estado nesta edição nacional. Além de Ivair, também foram selecionados os empreendimentos Friends and Pet Foods, Donana Granola, Delícias da Rozi, Delícias da Nega, Design Floral, Rosinete Design de Pneus, Street Action, Divas Skateras e Projeto Genesis.

Além de Ivair, uma comitiva de Mato Grosso, reunindo 50 pessoas entre parceiros, representantes da Cufa MT e empreendedores de favelas também prestigiaram o evento entre os dias 6 e 8 de dezembro da Expo Favela Innovation Brasil. Fizeram muito networking, na busca de ideias e troca de ideias e conhecimento, conectando investidores do asfalto com empreendedores da favela.

A presidente da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Gleicy Kelly, foi uma das que fez parte da comitiva de Mato Grosso que participou da Expo Favela Brasil. Para ela, a experiência foi transformadora ao ver tantos talentos, ideias e projetos inovadores surgindo de comunidades de todo o Brasil. Segundo ela, além de ser um espaço de troca e aprendizado, a feira mostrou o potencial gigantesco que existe nas favelas, reforçando a importância de iniciativas que dão voz e oportunidade a essas pessoas.

“Fiquei especialmente feliz e orgulhosa ao ver que um dos empreendedores do Mato Grosso estavam entre os 25 finalistas, mostrando que o nosso estado tem muito a contribuir com criatividade, inovação e impacto social. Isso reforça o quanto nosso trabalho está no caminho certo e como é importante continuar investindo em projetos que valorizem e ampliem as oportunidades para todos. Saí de lá com uma bagagem cheia de inspirações, parcerias e uma certeza ainda maior de que, juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e cheio de possibilidades, declarou Gleicy.

EXPO FAVELA INNOVATION MT – A edição estadual da Expo Favela em Mato Grosso 2024 realizada em junho deste ano foi uma realização da Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com parceria institucional do MT Criativo e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); promoção da TVCA, Primeira Página e Centro América FM. A produção é de Zanovello Produções, UP Eventos e In Favela, com patrocínio diamante do Sebrae-MT, prata do 360 News e bronze do Amigo Internet, Arquitet On e Clínica Nosso Espaço.

Com o apoio cultural da Assembleia Social, deputado Carlos Avallone, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e Ápice; além de parceira do Instituto Inova Brasil, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá, Renova Graf, Nove Atos Arte, Cultura e Entretenimento, Academia GFC, EN Comunicação, Mentoria e Treinamento, IESB, Lide Mato Grosso, Umano Editora e BS Comunicação.

ELIAS NETO E SANDRA COSTA OLIVEIRA | Assessoria de Imprensa da CUFA-MT