O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) participa nos dias 26 a 28 de novembro, em Brasília (DF), da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, a Semana Nacional traz o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade” e os trabalhos apresentados são ligados à temática.
A participação do Senai MT se dará com a presença dos alunos do Novo Ensino Médio, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), de seis escolas estaduais e de três unidades Senai do estado, sendo competidores de três equipes de robótica FRC: Agrotech (Senai Várzea Grande), Agrobot (Senai Rondonópolis) e Canintech (Senai Sinop).
Entre os alunos que participam do evento estão: Carlos Eduardo Brito, da Escola Estadual Profª Amélia de Oliveira Silva e Maria Clara Silva, da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, ambos de Rondonópolis; Carlos Henrique de Oliveira, da Escola Estadual Profª Edeli Mantovani e Matheus Borba, da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, ambos de Sinop; Mayk Alves da Silva, da Escola Estadual Maria Leite Marcosk e Rubem dos Santos, do Colégio Militar Tiradentes, ambos de Várzea Grande.
Além dos alunos, a comitiva também é integrada pelo coordenador Estadual do Ensino Médio da Seduc-MT, Andre Riul e os instrutores do Senai MT.
Parte da equipe da Agrotech fará a apresentação do robô Safra IV, que se consagrou campeão da Off-Season deste ano, realizada em Cuiabá. A Agrotech é uma das 10 equipes selecionadas pelo MEC para apresentarem seu projeto na Vitrine da EPT.
“Participar do evento é algo que eu nem consigo descrever! Eu, com 17 anos, estar representando a Agrotech e ver nosso projeto entre os 10 melhores do Brasil, com mais de 400 projetos de várias instituições, é inacreditável. Estou muito empolgado! A equipe me ensinou muito mais do que construir robôs. Aprendi a trabalhar em equipe, resolver problemas, e isso tem feito uma diferença enorme na minha vida”, contou o aluno de Mecatrônica do Senai Várzea Grande, Mayk Alves da Silva, de 17 anos.
Já as equipes Agrobot e Canintech, se apresentam na Mostra de Projetos, que reúne mais de 400 trabalhos de estudantes de todo o país. A Agrobot irá apresentar o projeto “Do descarte à solidariedade: juntos por um mundo melhor”, que se utiliza de um protótipo funcional da máquina de reciclagem automatizada.
Durante a apresentação da equipe do Senai Rondonópolis, os visitantes poderão interagir diretamente com o protótipo, depositando resíduos fictícios ou recicláveis e observando o processo de pontuação em tempo real.
Por fim, a Canintech também fará a apresentação do robô utilizado nos campeonatos, além das ações realizadas pela equipe, como a criação dos uniformes, os modelos da Race Small Car – competição de arrancada que visa promover a robótica entre as turmas de aprendizagem industrial e Educação Profissional e Tecnológica – além da apresentação do sistema de energia renovável.
O gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Marcos Ribeiro, disse que essa é uma grande oportunidade para os alunos das três unidades do Senai de conhecerem outras áreas profissionais, além de ser uma oportunidade para mostrar como o Senai MT em parceria com a Seduc tem contribuído para a Educação Profissional e Tecnológica do país.
“Para os nossos estudantes, a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade única para explorar diversas áreas profissionais, interagir com profissionais experientes, participar de atividades práticas e construir uma rede de contatos. Tudo isso para que os estudantes possam descobrir novas oportunidades e dar um impulso à sua carreira”, disse Marcos.
Texto: Julia Oviedo