Especialistas apontam formas de inserir a ferramenta em programas de treinamento e nas tarefas de rotina do trabalho

A chegada da Inteligência Artificial marca uma nova era no mercado de trabalho. Segundo Fórum Econômico Mundial, a ferramenta deve transformar cargos e impactar na criação de mais de 69 milhões de empregos nos próximos 5 anos. Em paralelo, 84% dos executivos de grandes empresas acreditam que a IA vai ser essencial para o crescimento de seus negócios nos próximos anos, de acordo com a Accenture. 

De forma generalizada, hoje em dia o mercado busca soluções para aderir ao novo movimento antes que seus times comecem a apresentar uma performance abaixo do que é praticado por concorrentes. Entendendo que não basta apenas exigir novas habilidades dos colaboradores, muitas empresas vêm utilizando da própria Inteligência Artificial para estruturar treinamentos. As novas ferramentas, que se atualizam praticamente em tempo real, também começam a se tornar realidade dentro do ambiente corporativo, acelerando as tarefas rotineiras e auxiliando os colaboradores a dedicar mais tempo em funções estratégicas. 

Para Eduardo Mitelman, cofundador da Inner AI, startup de Inteligência Artificial que oferece um software 100% brasileiro como uma solução all-in-one de criação de conteúdos, a IA está se tornando uma ferramenta fundamental para o departamento de RH “ela pode mapear os colaboradores e entender suas necessidades de forma individualizada, aplicando questionários e criando cursos personalizados para proporcionar o seu desenvolvimento. É uma forma simples e eficiente para que uma empresa possa oferecer uma trilha de lifelong learing para seus funcionários, direcionando-os para o crescimento de acordo com as novas demandas de suas funções”, explica o especialista.

Para Rafael Favaro, CMO e Sócio da Intelligenza IT (HR Path Brasil), a eficiência trazida por algumas soluções vai além da simplificação de tarefas administrativas. “Quando o time deixa de atuar apenas de maneira operacional e passa a ter um papel estratégico, toda a empresa sente os impactos. O desenvolvimento de lideranças, a retenção de talentos e o engajamento dos colaboradores estão diretamente ligados ao desempenho do negócio”, afirma. O executivo ainda acrescenta que, ao adotar uma plataforma que centraliza e organiza a gestão de capital humano, as empresas conseguem alinhar melhor seus objetivos organizacionais com o desempenho individual de seus colaboradores.

Para apoiar os vendedores das lojas físicas da Melissa, a MadeinWeb, em parceria com a AWS, desenvolveu a IA Charla. O uso da assistente traz ganhos para os colaboradores em diversas frentes. Um exemplo é o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente, onde a Charla, utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede oferece sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.

Além disso, oferece recomendações personalizadas com base no histórico de compras e preferências dos clientes. “O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla, garantindo uma integração perfeita no ambiente de vendas físicas, proporcionando aos clientes recomendações de produtos personalizadas com base em suas preferências de compra”, destaca Leonardo Waissmann, head comercial da MadeinWeb.

Em paralelo, na Monest, empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por inteligência artificial, a IA é usada tanto no produto principal, a Mia, quanto no treinamento dos colaboradores. Para o  CEO e fundador da empresa, Thiago Oliveira. “A IA transforma o treinamento de colaboradores ao oferecer experiências personalizadas e sob demanda, ajustadas ao ritmo de aprendizado de cada indivíduo. Além de simulações práticas, as plataformas de IA podem identificar lacunas de conhecimento, tornando o desenvolvimento de habilidades mais ágil e eficiente”, ressalta Oliveira.