Uso de inteligência artificial e automação em larga escala trarão mudanças profundas para setores como gestão financeira, construção civil, agronegócio, logística e marketing
Em 2025, a tecnologia transformará profundamente diversos setores da economia. De IA generativa à automação, o avanço da revolução digital trará ganhos em eficiência, segurança e agilidade.
Essas inovações tecnológicas vão além da otimização de processos, aprimorando a experiência do cliente e assegurando maior conformidade regulatória. Nos próximos anos, o mercado contará com soluções que abrangem desde a automação de tarefas rotineiras até o uso da inteligência artificial para análise de dados e decisões estratégicas. Especialistas de cada setor compartilham suas perspectivas sobre o impacto dessas transformações e o que esperar no futuro. Confira:
ERP Banking: revolução na gestão financeira empresarial para 2025
A gestão financeira empresarial está sendo transformada pelo avanço das soluções tecnológicas, e o ERP Banking é uma das principais inovações previstas para 2025. Desenvolvido pela multinacional catarinense líder em desenvolvimento de softwares para gestão, Senior Sistemas, esse sistema promete dar mais agilidade e facilidade ao usuário na integração entre o ERP e os Bancos, além de maior precisão e eficiência nas análises financeiras ao integrar IA e automação para aprimorar a tomada de decisões.
Como plataforma inteligente, o ERP Banking conecta processos, permitindo que a gestão financeira e a interação com os Bancos sejam realizadas diretamente no ERP de forma segura, evitando a manipulação de arquivos bancários, erros operacionais e riscos de fraudes. Também facilita a gestão do fluxo de caixa, a previsão de recursos e a análise de investimentos. Com o uso de IA, o sistema antecipa captações de recursos e oportunidades de investimento, maximizando rentabilidade e precisão nas decisões financeiras.
De acordo com o head de produto ERP da Senior, Thiago Ferreira, “o grande diferencial do ERP Banking está em sua capacidade de prever cenários e sugerir ajustes antes que os problemas surjam. A IA opera com dados em tempo real, permitindo decisões ágeis e informadas, o que é essencial em um ambiente financeiro dinâmico”.
Um dos aspectos mais inovadores é a integração com assistentes virtuais, chamados de EXPERTS, que utilizam inteligência artificial para analisar dados e oferecer soluções imediatas aos gestores. Ferreira acrescenta que “eles são capazes de avaliar variações de mercado e antecipar comportamentos financeiros, permitindo que as empresas sejam mais proativas nas decisões e ajustem seus investimentos com rapidez e segurança.”
Entre as principais novidades esperadas para 2025, o ERP Banking deve aprimorar ainda mais as funções de automação e análise de risco. A nova geração do sistema utilizará machine learning para identificar padrões de comportamento financeiro e possíveis ameaças de forma proativa, melhorando o planejamento e aumentando a segurança nas operações.
Automação e precisão nas previsões financeiras
As empresas que integram IA em seus sistemas de gestão ganham uma vantagem competitiva pela rapidez com que realizam operações anteriormente complexas. Um dos destaques é o uso de assistentes virtuais especializados. “Com a tecnologia EXPERTS, a IA atua como um consultor virtual, antecipando fluxos de caixa e sugerindo o melhor momento para captação de recursos ou novas aplicações, proporcionando uma gestão financeira ágil e precisa,” explica Thiago Ferreira.
Além do setor financeiro, a IA também está sendo aplicada para otimizar o fluxo de trabalho em equipes, reduzindo o tempo gasto com tarefas repetitivas e integrando processos entre departamentos. “A automação de tarefas como auditoria fiscal e conformidade regulatória diminui significativamente o risco de erros, acelera o cumprimento de obrigações e possibilita um controle contínuo em cada área da empresa”, afirma o head de produto ERP da Senior, Valmir Hammes.
Outro avanço importante é a automação dos processos de segurança e conformidade regulatória. O uso de sistemas inteligentes para auditar transações automaticamente, gerar relatórios fiscais e notificar sobre prazos legais economiza tempo e evita multas. “Nosso calendário fiscal automatizado acompanha, em tempo real, as obrigações da empresa, envia alertas de vencimento e verifica a consistência entre diferentes obrigações fiscais, reduzindo drasticamente os erros de conformidade”, complementa Hammes. “Essas tecnologias eliminam gargalos e ampliam o poder de decisão com dados confiáveis e atualizados”, conclui.
IA Generativa: inteligência e mais produtividade
A inteligência artificial generativa está transformando a forma como empresas utilizam dados para automatizar processos, otimizar operações e analisar informações. A tecnologia, que surgiu em 2022, conquistou popularidade rápido, atingindo mais de 100 milhões de usuários em dois meses – uma adesão recorde, segundo relatório do UBS. Esse ritmo acelerado reflete um interesse crescente entre empresas de diversos setores que buscam na IA generativa mais do que uma ferramenta operacional, mas um ativo estratégico para transformar negócios, melhorar a produtividade e ampliar o alcance da inovação.
Estudos da Gartner apontam que cerca de 25% das empresas já utilizam IA em algumas áreas, especialmente em atendimento ao cliente e marketing, volume que deve aumentar significativamente nos próximos anos.
No entanto, para Carlos Valle, diretor-executivo de Tecnologia e Desenvolvimento da Senior, o verdadeiro diferencial competitivo da IA Generativa virá quando a tecnologia for integrada a áreas estratégicas, como planejamento e gestão de operações. “O mercado está começando a perceber o potencial da IA generativa para proporcionar insights que apoiem decisões de alto impacto e otimizem processos críticos. Na Senior, soluções com IA generativa vêm sendo aplicadas em sistemas como RH e Logística para automatizar tarefas como análise de dados e manutenção preditiva, promovendo uma gestão mais ágil e precisa”, afirma.
Agronegócio: tecnologia a serviço da produtividade
Especialistas apontam que as novas ferramentas tecnológicas não só otimizam a produtividade, mas também ajudam a enfrentar desafios como escassez de mão de obra qualificada e crescente demanda por sustentabilidade. ”A IA assume um papel estratégico ao transformar dados em informações práticas e acionáveis, fundamentais para decisões que aumentam a rentabilidade e a sustentabilidade das produções”, afirma a head de produtos do Agronegócio da Senior Sistemas, Graciele Lima. “Por exemplo, algoritmos de IA podem identificar comportamentos de pragas e sugerir manejos preventivos, o que diminui perdas e reduz o uso de defensivos”, exemplifica.
Outra grande aposta está na automação e no monitoramento de safras em tempo real. Com sensores conectados e sistemas de IA, produtores conseguem ter uma visão completa de toda a cadeia produtiva, da colheita ao escoamento. Para 2025, uma das inovações é o AgroCheck, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para monitorar e classificar cargas de grãos, alertando para desvios de qualidade e sugerindo ações corretivas. “O AgroCheck é uma solução de ponta que traz segurança e evita desperdícios. O controle de qualidade passa a ser automatizado e contínuo, sem necessidade de supervisão constante, o que aumenta a eficiência nas operações durante a colheita”, explica Graciele.
Mais um destaque é o AgroVerus, que utiliza reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para capturar dados de equipamentos de campo e integrá-los automaticamente aos sistemas de gestão. Segundo a especialista, “essa tecnologia elimina etapas manuais e o risco de erros, promovendo maior precisão no controle de insumos e gerando relatórios em tempo real para tomadas de decisão mais seguras”.
A rastreabilidade dos insumos e a segurança digital das informações representam grandes avanços em direção a um agro mais sustentável e transparente. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à origem dos alimentos, e essas ferramentas permitem ao produtor garantir uma produção rastreável e ecologicamente responsável”, completa.
Logística: roteirização e monitoramento em tempo real
As empresas estão investindo em tecnologias que prometem revolucionar a maneira como mercadorias são armazenadas, movimentadas e entregues. Sistemas avançados de IA, integrados a tecnologias como ERP (Enterprise Resource Planning) e WMS (Warehouse Management System), tornam a cadeia de suprimentos mais ágil, eficiente e precisa.
A IA está transformando as decisões logísticas ao automatizar processos como roteirização, picking (separação de produtos), armazenamento e entrega, oferecendo uma visão em tempo real das operações.
A roteirização — planejamento das rotas mais eficientes para a entrega de produtos — é uma área crítica em que a inteligência artificial traz melhorias significativas. A IA analisa uma ampla gama de variáveis em tempo real com algoritmos inteligentes, como condições de trânsito e ocupação dos veículos. Isso otimiza as rotas, minimizando o consumo de combustível, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a segurança. “Com a IA aplicada à roteirização, o sistema ajusta rotas automaticamente em resposta a imprevistos, garantindo a entrega no menor tempo possível e com o menor custo” explica o head de produtos de Logística da Senior Sistemas, Anderson Benetti. “Isso não só melhora a eficiência operacional, como também a experiência do cliente, que se beneficia de entregas mais rápidas e previsíveis”, afirma.
Além disso, o monitoramento em tempo real, integrado ao ERP e WMS, proporciona uma visão detalhada de todo o processo logístico, desde a compra e até a entrega final. O ERP age como o sistema central da empresa, integrando todas as áreas operacionais, enquanto o WMS gerencia armazéns, otimizando controle de estoques e movimentação de mercadorias. Já o TMS gerencia fretes e transporte, garantindo as melhores opções de entrega e rastreabilidade na última milha.
Construção Civil: inovações que transformam o canteiro de obras
No setor da construção civil, a Senior lançou a solução “Canteiro Digital”, que integra planejamento, controle de execução e qualidade com modelos BIM. “Estamos utilizando IA para gerar insights que identificam problemas na gestão de custos e prazos de obras, sugerindo planos de ação automáticos”, explica o head de produtos da Construção da Senior, Rafael Bahr.
A plataforma oferece funcionalidades como planejamento de longo prazo com linhas de balanço, que permitem comparar a evolução física do projeto, além do monitoramento contínuo do progresso da obra, com sincronização automática ao ERP para uma gestão integrada. O Canteiro Digital também viabiliza a criação de Fichas de Verificação de Serviço (FVS) a partir de dados estruturados do avanço da obra. Todas essas atividades são registradas no Diário de Obras, que documenta as ações diárias do canteiro, incluindo recursos, mão de obra e ocorrências relevantes, e conta com dashboards integrados que fornecem insights valiosos aos gestores. Essa abordagem assegura a entrega das obras dentro dos padrões de qualidade esperados, além de melhorar a eficiência.
O SaaS (Software as a Service) da Senior é uma solução especializada para o setor de construção civil, com fácil usabilidade e tecnologia mobile, totalmente integrada aos ERPs da empresa. “A digitalização do canteiro de obras contribui para a agilidade na execução dos projetos, oferecendo uma visão ampla e em tempo real de cada aspecto da obra. Assim, é possível garantir mais precisão e eficiência em toda a cadeia construtiva, sem falar na possibilidade de otimizar recursos e reduzir desperdícios”, complementa Rafael Bahr.
“O Canteiro Digital se destaca por centralizar toda a gestão da obra em uma única ferramenta, evitando o uso de várias plataformas que podem descentralizar a administração do canteiro. A solução proporciona fluidez e simplicidade no gerenciamento diário, com visualização gráfica do andamento e acompanhamento do avanço físico da obra, tornando a tomada de decisão mais ágil e precisa”, finaliza.
Gestão de Acesso e Segurança
O mercado de Gestão de Acesso e Segurança deverá aumentar a intensidade do uso de soluções que usam algoritmos e inteligência artificial, principalmente nas camadas de vídeo. “Os analíticos de vídeo são a frente que mais está encontrando formas de se desenvolver e entregar dados realmente interessantes. O uso desses dados para a gestão de riscos corporativos operacionais é muito bem-vinda e esperada”, aponta Silvano Barbosa, head de produto na Senior.
Dentre as novidades da companhia no segmento, está uma solução de analíticos de vídeo para reconhecimento facial integrado com o controle de acesso, para: Permitir análise forense do fluxo das pessoas em um empreendimento; incrementar o controle de acesso; Permitir fazer um controle de acesso via câmeras de CFTV em locais onde uma barreira não é possível, com alertas em tempo real de qualquer não conformidade; Trazer outros analíticos como contagem de pessoas, mapas de calor e intrusão, com dados incrementais para aumentar a condições de lidar com os riscos do empreendimento em apenas uma única solução.
Conforme Silvano, também está previsto um modelo único de controle de acesso móvel, novas features que integram o controle de acesso aos sistemas de login dos computadores, um produto muito esperado pelo mercado que faz a digitalização e possibilidade de acompanhamento em tempo real das rotinas de fiscalização de entrada e saídas de veículos e de cargas para parques logísticos, indústrias, agronegócio, onde houver a necessidade desse tipo de controle.
“Vamos aumentar a quantidade de equipamentos de hardware ao qual estamos conectados permitindo liberdade real ao cliente na escolha dos equipamentos no seu negócio, e ampliando a aplicação de identificação facial para gestão de ponto de forma simples e descomplicada, nos modelos de REP C e REP P”, finaliza.