Especialista da Alura Para Empresas ressalta que recursos como IA e realidade imersiva podem alavancar o crescimento das organizações

Em um mundo onde os negócios evoluem a passos largos, a adoção e integração de tecnologias inovadoras se tornou uma estratégia para as empresas que buscam prosperar no mercado atual. À medida que a transformação digital se torna um imperativo, a capacidade de implementar e aproveitar tecnologias disruptivas gera um valor substancial para os negócios, o que pode impulsionar o crescimento e a eficiência organizacional.

A pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, realizada pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP, revela um investimento em comum para as companhias que possuem maturidade digital avançada: o alocamento de mais de R$ 32 mil em capacitação tech por colaborador anualmente. O dado reforça a corrida para a adoção de novas tecnologias no mercado atual, que hoje é essencial para o crescimento de organizações de diversos segmentos.

“Investir em soluções tecnológicas e inovadoras pode transformar a forma como as empresas operam, aumentam a eficiência e criam valor”, afirma Gustavo Torrente, Head of Sales & Technical Solutions da Alura + FIAP Para Empresas.

Para auxiliar as empresas a navegar neste cenário, o especialista apresenta sete tecnologias que prometem transformar os negócios nos próximos anos. Confira:

  1. IA Generativa

A IA Generativa já é uma realidade em diversos setores, impulsionando a criação de conteúdo original e personalizado em escala. De textos e imagens a vídeos e músicas, as possibilidades são quase infinitas. Não à toa, o mercado global de IA Generativa atingiu mais de US$ 43 bilhões em 2023 e projeta-se que atinja US$ 967,6 bilhões até 2032, de acordo com a Grand View Research.

Segundo Torrente, esta tecnologia proporciona inúmeros benefícios às empresas, como a automação de tarefas criativas e criação de conteúdo de alta qualidade em grande volume, além de oferecer experiências personalizadas aos clientes.

  1. IA aplicada

A IA Aplicada utiliza algoritmos de Machine Learning para resolver problemas específicos, como análise preditiva, detecção de fraudes e otimização de processos. Essa tecnologia permite que as empresas tomem decisões mais rápidas, precisas e eficazes, baseadas em dados e insights relevantes. “É uma tecnologia que ajuda a minimizar riscos e antecipar as demandas futuras, além de influenciar principalmente a tomada de decisão das lideranças”, explica o especialista. 

Um estudo encomendado pela Microsoft e conduzido pela consultoria FrontierView, em 2020, mostra que, se o Brasil adotar a IA massivamente, poderá adicionar 4,2 pontos percentuais ao crescimento do PIB do país até 2030. Mesmo com uma adoção mínima da IA, o Brasil poderia ver um aumento de 1,8 pontos percentuais no PIB no mesmo período.

  1. Industrialização do Machine Learning

A industrialização do Machine Learning está tornando essa poderosa tecnologia cada vez mais acessível a um número crescente de empresas, à medida que elas aprimoram suas capacidades técnicas. Isso permite a criação e implementação de modelos de IA em escala, democratizando o uso da tecnologia e impulsionando a inovação. Empresas que adotam essa abordagem conseguem acelerar a transformação digital e se beneficiar das vantagens da IA em processos e decisões estratégicas.

“As empresas que conseguirem democratizar o Aprendizado de Máquina, estarão na linha de frente do mercado. Aceleração da inovação, redução de custos e melhoria na tomada de decisão são algumas das vantagens dessa tecnologia para os negócios”, pontua Torrente.

  1. Confiança digital e segurança cibernética

Ferramentas como blockchain, criptografia e Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) também estão entre as prioridades de muitas empresas nos dias de hoje. Elas ajudam a proteger dados confidenciais, garantir a privacidade do cliente e construir confiança na economia digital. “A segurança da informação e a privacidade de dados não são apenas boas práticas, são decisões estratégicas que impactam diretamente na reputação, na sustentabilidade das organizações e no fortalecimento da confiança dos clientes”, explica o especialista.

  1. Conectividade avançada

Outras tecnologias que estão agregando mais valor às empresas são o 5G e a Internet das Coisas (IoT). Essas ferramentas estão criando um mundo cada vez mais conectado e abrem um leque de oportunidades para as empresas.

Apesar disso, Torrente alerta: “A velocidade e a baixa latência do 5G, combinadas à capacidade de conectar dispositivos e coletar dados em tempo real por meio da IoT, estão transformando diversos setores, gerando novas oportunidades de negócios, otimizando processos e melhorando a experiência do cliente”.

  1. Realidade imersiva

A realidade imersiva, que engloba Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM), está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e gerenciam suas operações. Essa tecnologia permite criar experiências imersivas e interativas, que vão além do entretenimento e se aplicam a diversas áreas, como treinamento, educação, marketing, vendas e design.

“Da personalização de produtos à criação de campanhas de marketing impactantes, as possibilidades são muitas quando falamos de realidade imersiva – e ainda vamos descobrir várias delas”, exemplifica o especialista.

  1. Desenvolvimento de software de última geração

O desenvolvimento de software ágil e flexível é essencial para que as empresas se adaptem rapidamente às demandas do mercado. Ferramentas e tecnologias modernas, como DevOps, microsserviços e contêineres, permitem criar softwares mais robustos, escaláveis e seguros, acelerando o tempo de desenvolvimento e reduzindo custos. Um reflexo disso é que, no mínimo, 71% das empresas pretendem investir mais em softwares em 2024, segundo a Capterra. 

Para Gustavo Torrente, a integração de tecnologias inovadoras é o motor do sucesso no cenário empresarial atual. “Cada uma das sete tecnologias destacadas – da IA Generativa ao Desenvolvimento de Software – oferece um potencial imenso para transformar a forma como as empresas operam e competem. No entanto, o verdadeiro diferencial está na capacidade das organizações de implementar essas soluções de maneira estratégica e alinhada aos seus objetivos de negócios”, conclui.