Segundo especialistas, sinergia entre gestores e IA pode abrir caminho para um futuro melhor na organização do trabalho e na experiência dos funcionários

Ao incorporar sugestões do ChatGPT com a expertise humana, as organizações podem promover maior engajamento da equipe, melhorar a satisfação no trabalho e aumentar o desempenho geral.

Essa é a opinião de Fangfang Zhang, pesquisadora no Centre for Transformative Work Design da Curtin University, na Austrália, e Sharon K. Parker, professora na mesma universidade e diretora também no Centre for Transformative Work.

Em um artigo publicado no site MIT Sloan Management Review, as especialistas dizem que os líderes de hoje estão buscando aumentar o engajamento dos funcionários e reduzir a rotatividade, mas enfrentam uma realidade dura: o esgotamento generalizado.

As causas principais do desengajamento e do estresse no trabalho geralmente estão na forma como a organização projeta os trabalhos das pessoas.

As especialistas citam que suas pesquisas indicaram que muitos gestores carecem de compreensão para projetar empregos motivadores. “É aqui que tecnologias de inteligência artificial, como o ChatGPT, podem desempenhar um papel importante, preenchendo a lacuna de conhecimento dos gestores e ajudando a projetar trabalhos de alta qualidade que beneficiem tanto os funcionários quanto as organizações”, escrevem.

Para elas, o ChatGPT surgiu como uma ferramenta promissora para ajudar gestores a projetar trabalhos mais saudáveis e produtivos. Alcançar essa sinergia entre líderes e IA pode abrir caminho para um futuro melhor na organização do trabalho e na experiência dos funcionários, dizem elas. Porém, a nova tecnologia precisa ser usada com sabedoria.

Veja 5 lições para usar essa ferramenta e melhorar o desempenho dos funcionários, segundo Zhang e Parker:

1)ChatGPT não substitui o treinamento

Gestores precisam estar cientes de que problemas pela falta de um trabalho bem projetado podem surgir, e isso, por sua vez, pode afetar o bem-estar e a motivação da equipe. Isso significa que, antes de usar o ChatGPT para projetar trabalhos melhores, os gestores precisam também de um treinamento sobre conceitos de organização de trabalho, para trazer algo interessante e estimulante para os funcionários.

Parker define o trabalho de alta qualidade como aquele que é estimulante (com variedade de tarefas e oportunidades para desenvolver novas habilidades), que incorpora maestria (como clareza de funções e feedback de trabalho), que é agentivo (como autonomia e participação em mudanças), que é relacional (onde o suporte social e o trabalho em equipe positivo estão presentes) e que é tolerável (com horários de trabalho gerenciáveis e níveis razoáveis de pressão de tempo).

2)Gestores precisam estar motivados a criar trabalhos melhores

Líderes devem ser motivados a criar melhores empregos para suas equipes. Isso significa que os próprios gestores precisam de funções nas quais a criação de trabalhos saudáveis para os funcionários seja vista como uma responsabilidade legítima e importante, em vez de focar apenas no resultado final.

As especialistas dão um exemplo: se os gestores forem promovidos apenas com base em conquistas de produtividade, não terão muita motivação para projetar trabalhos inteligentes para suas equipes.

3)Líderes também precisam de empregos saudáveis

Gestores precisam de tempo para prestar atenção em como os trabalhos de seus funcionários estão sendo projetados. Isso significa que os próprios empregos dos gestores devem ser toleráveis e não excessivamente pressionados por prazos.

4)Gestores precisam aprender habilidades de criação no ChatGPT

Líderes devem ser incentivados a usar IA generativa para ajudar com os desafios de organizar o ambiente de trabalho, mas precisam de instruções claras e abrangentes sobre como usá-la de maneira eficaz.

Ao buscar recomendações no ChatGPT, os gestores precisam ser específicos e mencionar objetivos como bem-estar e motivação dos funcionários, por exemplo.

5)ChatGPT é um complemento na organização do trabalho

Situações reais de uma organização de trabalho são frequentemente caracterizadas por sua ambiguidade e complexidade, com inúmeras variáveis que podem influenciar os resultados.

Assim, segundo as pesquisadoras, situações reais exigem uma compreensão profunda do contexto, emoções humanas, dinâmicas sociais, e considerações políticas e éticas. Isso pode ser desafiador para uma ferramenta de IA como o ChatGPT, que pode não compreender completamente a situação.

A recomendação das especialistas, portanto, é usar o ChatGPT como complemento, não como uma substituição.

Por Thâmara Kaoru