A partir de segunda-feira (14), as unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) irão promover a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em diversas cidades do país. As atividades locais serão um preparativo para o evento principal, que ocorre entre os dias 5 e 10 de novembro, em Brasília.
Biomas do Brasil: O tema central de 2024
Este ano, o tema da SNCT é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, com o objetivo de destacar a rica biodiversidade brasileira, os conhecimentos tradicionais e o papel da tecnologia social no desenvolvimento sustentável. A programação inclui palestras, oficinas, exposições e atividades interativas voltadas a estudantes e ao público em geral, com foco na divulgação científica e no incentivo ao conhecimento.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
CEMADEN
De 14 a 18 de outubro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP), realizará uma série de atividades lúdicas, como palestras, oficinas e exposições, tanto presenciais quanto online. A programação completa está disponível no site oficial.
CETEM
Nos dias 16 e 17 de outubro, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), no Rio de Janeiro, promoverá o evento “CETEM de Portas Abertas”. Haverá exposições de rochas, experimentos lúdicos e visitas guiadas. As vagas são limitadas e o agendamento pode ser feito através do link fornecido no site.
INMA
Em Santa Teresa (ES), o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) apresentará o circuito interativo “Paisagens da Mata Atlântica”, guiando os visitantes por diversas estações temáticas. No dia 18 de outubro, será inaugurado o Mural da Mata Atlântica, uma obra de 20 metros de largura por 3,15 metros de altura, criada pelo artista Willer Bontempo. A programação completa está disponível no site do INMA.
INPA
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM), oferecerá exposições interativas, oficinas e visitas a laboratórios entre 14 e 20 de outubro. De 29 de outubro a 1º de novembro, o evento também ocorrerá no município de Novo Airão (AM), com atividades no Laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura (Lafap). As inscrições para a EcoCaminhada, prevista para o dia 19 de outubro, ainda estão abertas. Consulte o site do INPA para mais detalhes.
INPE
No dia 19 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), realizará o “INPE de Portas Abertas”, oferecendo visitas às suas instalações e às pesquisas inovadoras desenvolvidas por lá. Oficinas e exposições complementam a programação. A inscrição pode ser feita no site oficial.
INSA
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), localizado em Campina Grande (PB), abre às portas entre os dias 16 e 18 de outubro, com atividades focadas na Caatinga. O evento ocorrerá no Parque Evaldo Cruz, com palestras, exposições e oficinas. Para mais informações, acesse o site do INSA.
INT
Nos dias 16 e 17 de outubro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, abrirá suas portas ao público, apresentando projetos de pesquisa e práticas laboratoriais relacionadas à sustentabilidade nas áreas de química, ciência dos materiais e engenharia. A programação completa está disponível no site do INT.
MAST/ON
No Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON) organizarão uma série de atividades científicas entre 17 e 19 de outubro. Um dos destaques será o Programa de Observação do Céu, no sábado, dia 19, com telescópios disponíveis ao público.
Confira a programação completa no site do MAST
Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Instituída em 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SNCT tem como objetivo popularizar a ciência no Brasil. Anualmente, o evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com diversas instituições de pesquisa, universidades, escolas e empresas tecnológicas, promovendo uma ampla experiência científica para todas as idades.
Saiba mais sobre a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no site: https://semanact.mcti.gov.br/