Disseminar oportunidades de apoio a projetos de inovação, desde o aporte de recursos não reembolsáveis até financiamentos e suporte não financeiro, como capacitações, consultorias e infraestrutura. Esses foram os principais tópicos apresentados na rodada de negócios “Fomento à Inovação MT”, realizada na tarde de quarta-feira (09/10), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Fiemt (Cointec), o evento reuniu instituições de fomento nacionais e locais, que apresentaram os mecanismos e possibilidades de apoio à inovação no ambiente industrial.
Entre os participantes estavam representantes da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), IST MT (Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso).
Durante o evento, Mateus Barros, analista da CNI, apresentou o portal MEI Tools, uma plataforma que concentra mais de 180 instrumentos de apoio à inovação, tanto nacionais quanto regionais. “Essa ferramenta oferece soluções disponíveis no país para alavancar a inovação nas empresas”, explicou.
Rodrigo Crosara, presidente do Cointec e diretor da Fiemt, destacou a importância do fomento à inovação para o desenvolvimento industrial. Para ele, o incentivo à inovação torna as indústrias mais propensas a assumir riscos e a investir em projetos que, com 100% de recursos próprios, talvez não se concretizassem. “A Fiemt, por meio do Cointec, tem o papel de divulgar essas alternativas e possibilidades. E, trabalhando em parceria, fomentando o ecossistema de inovação, vamos mais longe”, afirmou.
Após as apresentações, durante a rodada de negócios, os empreendedores conversaram diretamente com os representantes das instituições. Os participantes também conheceram casos de sucesso de inovação em Mato Grosso, como os projetos das empresas GG Dog e TRC.
Soluções para inovação
O Sistema Fiemt oferece diversas soluções para inovação nas indústrias. O Senai MT, através do Instituto Senai de Tecnologia (IST), destacou suas iniciativas para conectar agroindústrias às novas tecnologias, fortalecendo o ecossistema de inovação com suas unidades espalhadas por todo o Brasil.
O Sesi MT também investe em educação e saúde para trabalhadores da indústria, com programas que promovem segurança no trabalho e aumentam a produtividade nas empresas. Já o IEL MT conecta talentos ao mercado de trabalho, oferecendo programas de estágio e capacitação para empresas que buscam formar líderes para o futuro.
O Sebrae apresentou o programa SebraeTec, que oferece consultorias e serviços tecnológicos, como prototipagem, ajudando pequenas e microempresas a inovarem e otimizarem seus processos produtivos. A Embrapii, por sua vez, demonstrou seus programas de apoio à inovação com recursos não reembolsáveis, facilitando o acesso das indústrias a soluções tecnológicas de ponta.
A Finep apresentou suas linhas de crédito e subvenções econômicas para inovação, destacando o apoio a empresas que investem em novas tecnologias e projetos estratégicos. O BNDES também reforçou seu papel no financiamento de micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, com mais de R$ 2 bilhões de crédito disponibilizados nos últimos anos.
A Fapemat concluiu a apresentação destacando seu compromisso com o fomento à pesquisa, com recursos voltados para áreas estratégicas como bioeconomia e sustentabilidade.
Texto e fotos: Eduardo Cardoso